Tempo: Sul de Minas Gerais tem previsão de chuvas intensas

Publicado em 01/11/2019 11:05

LOGO nalogo.

O sudeste do país tem previsão de chuvas intensas para o final de semana, sobretudo no sábado (2) na região sul de Minas Gerais. São esperadas chuvas de até 50 milímetros de precipitação, segundo o modelo cosmo do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Durante essa semana, a região sul de Minas Gerais já recebeu grandes volumes de água, inclusive chuvas de granizo que atingiram áreas de produção de café e cereais. 

Segundo a Climatempo, também são esperados volumes signifivativos para a região da mata mineira. "No centro-norte de Minas Gerais e na região de Bauru, a massa de ar seco predomina e não chove", afirma Climatempo. 

O Inmet também emitiu um alerta de acumulado de chuva para o estado do Rio de Janeiro, com chuva entre 30 a 60 mm em alguns pontos e entre 50 e 100 em outros. "Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", afirma o aviso. 

No domingo (3), a chuva avança e são previstas para o estado do Espírito Santo, com o volumes entre 1 e 5 milímetros de precipitação. "Sol calor aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios à tarde", afirma a Climatempo.

Veja o mapa de precipitação para a região sudeste do país:

Sudeste - Inmet 01/11
Fonte: Inmet

Região Sul do país tem trégua de chuvas no sábado

O Rio Grande do Sul que vem sofrendo com as chuvas intensas e volumosas nos últimos dias terá uma trégua nas próximas 24 horas. Nos últimos três dias, segundo o Inmet, o estado registrou chuvas de até 125 milímetros e muitos trabalhos nas lavouras estão paralisados pelo excesso de chuva. 

No sábado, o modelo cosmo do Inmet não indica condições de chuvas. Porém no domingo, a formação de uma nova frente devolve as condições de chuvas intensas e podem ser registradas precipitações entre 30 e 70 milímetros.

Centro-Oeste continua com pontos isolados de chuva

O estado do Mato Grosso tem previsão de chuvas em alguns pontos neste final de semana. Segundo indica o modelo Cosmo do Inmet, há condições de chuvas com trovoadas em pontos isolados das regiões norte e noroeste do estado. O mapa de precipitação do Inmet indica que chuvas entre 20 e 30 milímetros "Nas demais áreas do estado, as previsões indicam céu parcialmente nublado e também pancadas de chuvas e trovoadas", afirma Andrea Ramos, metereologista do Inmet. 

Maiores volumes de chuvas ficam registrados na região Sul do país

Nas últimas 24 horas, o maior volume de chuvas foi registrado no extremo sul do Rio Grande do Sul, com chuvas entre 20 e 40 milímetros. 

Alguns pontos do estado do Mato Grosso registraram chuvas entre 15 e 30 milímetros. As chuvas seguem acontecendo de maneiras isoladas nessa região. O leste da Bahia registrou precipitação entre 5 e 12 milímetros.  

Veja o mapa das últimas 24 horas:

Últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Plantio de soja na Fazenda Santa Maria da Família Bortolanza em Ciríaco (RS). Envio de Ricardo Bortolanza
Plantio de soja na Fazenda Santa Maria da Família Bortolanza em Ciríaco (RS). Envio de Ricardo Bortolanza
Sítio Rancho da Mata em Itambé (PR). Envio do Produtor rural Valdir Fries
Sítio Rancho da Mata em Itambé (PR). Envio do Produtor rural Valdir Fries​

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário