HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Região do Matopiba continuará enfrentando irregularidades de chuvas até início de dezembro

Publicado em 12/11/2019 12:59

LOGO nalogo

Acompanhe as últimas informações do Realidades da Safra 

Produtores da região do Matopiba continuarão enfrentando irregularidades de chuvas até, pelo menos, a primeira semana de dezembro. Tiago Robles, meteorologista da Oráculo, explicou que a atuação do Dipolo Índico, uma oscilação irregular nas temperaturas da superfície do mar que nasce na Austrália, tem influenciado diretamente nas condições de chuva do Brasil, sobretudo no Matopiba e na região central do país. "O fenômeno provoca irregularidade das chuvas no Centro-Norte do país, afetando a propagação da Oscilação de Madden-Julian", afirmou.

O meteorologista afirma que as condições ainda não afetaram diretamente o plantio da soja na região do Matopiba, mas que é importante que o produtor não se empolgue com as chuvas pontuais.

"Pode ter pancadas e o produtor se emociona, como aconteceu com o produtor no restante do país e depois enfrentar um período de 15 dias ou mais sem chuvas", afirma. Além da falta de chuva, produtores tendem a enfrentar temperaturas elevadas, acima dos 40 graus. 

Os mapas da Oráculo Meteorologia indicam a possibilidade de chuvas com volumes baixos para o norte de Tocantins e pontos do Maranhão no período entre 16 e 21 de novembro. Os volumes devem ficar entre 20 e 25 milímetros.

chuvas matopiba

Clique aqui para acompanhar uma entrevista com Cícero José Teixeira, presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, que falou sobre as condições climáticas e o regime de chuvas para a região.

Para mais informações, acesse o site da Oráculo Meteorologia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves e Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário