Inmet emite alertas para tempestades e chuvas intensas no Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 02/01/2020 09:30
Avanço de sistema frontal contribui para o retorno das chuvas em boa parte do Centro-Norte do país

Ao longo do último dia de 2019, uma frente fria se desenvolveu na Região Sul, provocando chuvas isoladas nos três estados, com registro de temporais pontuais que chegaram a causar pequenos transtornos como obstrução de vias por queda de árvores. Segundo dados do Inmet, as chuvas mais volumosas ocorreram na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com 65 mm em Bom Jardim da Serra, 43 mm em Cambara do Sul e 28 mm em Vacaria.

PRECIPITAÇÃO 1

Para os próximos a tendência é de que as chuvas se concentrem no Centro-Norte do país, beneficiando regiões como o oeste da região Nordeste e norte de Minas Gerais, que vem vivenciando um regime de chuvas bastante irregular. Já no Rio Grande do Sul, o alívio ocorre somente em relação às temperaturas, devido ao avanço de uma massa de ar mais seco e frio. Aliás, com a mudança de padrão, a sensação tende a ser mais amenas em todo o Centro-Sul.

mapa de precipitação

inmet

Alertas e destaques até o fim da semana

Na quinta-feira (02), a frente fria se encontra mais afastada do oceano, porém, a formação de uma baixa pressão entre costa das regiões Sul e Sudeste contribui o tempo instável no Brasil Central, favorecendo a atuação de corredor de umidade. Há ainda a atuação do cavado do Nordeste que promove o aumento da abrangência das chuvas no oeste da Região.

Pela manhã há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no oeste da Bahia, sul dos estados do Maranhão e do Piauí, noroeste de Minas Gerais, centro-norte de Goiás, Tocantins e norte do Mato Grosso. Nas demais áreas do região Sudeste o tempo na primeira parte do dia fica nublado com sol aparecendo entre muitas nuvens. Há chance de chuva fraca e isolada no Triângulo Mineiro, norte e faixa leste de São Paulo. Na Região Sul, a mesma condição se observa em toda a faixa leste, com menor concentração de nuvens no leste catarinense e do Paraná.

Na parte da tarde, há risco para ocorrência de temporais e chuvas volumosas em toda a faixa que vai do litoral norte e serra do Rio Grande do Sul até o sul do Rio de Janeiro. Temporais isolados com potencial para transtornos também atinge o interior do Nordeste, metade norte de Goiás, Tocantins e o estado de Minas Gerais, com maiores volumes para o sul e leste do estado. o interior do Nordeste, metade norte de Goiás e Tocantins, pancadas de forte intensidade.

Mais para o fim do dia e noite, núcleos de tempestade se intensificam no leste paulista, no Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e se espalham para o Espírito Santo e sul da Bahia, com potencial para fortes rajadas de vento, alagamentos, enxurradas e até mesmo granizo.

Na sexta-feira (03), o sistema frontal ganha reforço e se mantém na altura do Espírito Santo e do Sul da Bahia. Bastante nebulosidade e chuvas de moderada intensidade ocorrendo já no início da manhã, com enfraquecimento no decorrer do período. Chuvas isoladas também ocorrem na primeira parte do dia no interior e oeste do Nordeste, norte de Minas Gerais, em Goiás, Tocantins, sul do Pará e no Mato Grosso. No Sul, devido a circulação dos ventos, a manhã o tempo fica nublado em toda a faixa leste da Região e na porção central do Rio Grande do Sul.

Já no início da tarde, instabilidade começam a se formar e a se espalhar por boa parte do Brasil. A partir da metade do período há risco de forte temporais no Paraná, leste de Santa Catarina, no estado de São Paulo, de Minas Gerais, do Espírito Santo, em Goiás e no leste do Mato Grosso. Nessas localidades há potencial para fortes rajadas de vento e queda de granizo, além dos alagamentos. Na Bahia, interior do Nordeste e Tocantins, as chuvas também ocorrem com moderada a forte intensidade, porém, com menor potencial para transtornos.

alerta 1

alerta 2

alerta 3alerta 4

alerta 5

alerta 6

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Tiago C. Robles
Fonte:
tempo.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário