Previsão indica chuvas para todas as regiões de produção agrícola do país

Publicado em 22/01/2020 10:30

LOGO nalogo

As previsões indicam chuvas expressivas para grande parte do país nas próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuvas inclusive para o Rio Grande do Sul, região onde produtores de soja precisam de bons volumes para garantir o desenvolvimento da safra. 

De acordo com os mapas, as precipitações tendem a ser mais expressivas na região Central do Rio Grande do Sul, com volumes entre 20 e 30 milímetros. Também há condições de chuvas para as demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. 

No Rio Grande do Sul, assim como em Santa Catarina e no Paraná não estão descartadas as possibilidades de pancadas de chuvas ao longo do dia, devido às altas temperaturas características do Verão. 

Continua chovendo de maneira expressiva no Sudeste do País, sobretudo em Minas Gerais e no Espírito Santo. Em Minas, os volumes mais elevados tendem a ser registrados no centro do estado, com até 60 milímetros de precipitação. Nas demais áreas, os acumulados tendem a ficar entre 20 e 30 mm, com exeção da região sul, onde o tempo deve permanecer estável. 

"Áreas de instabilidade persistem sobre estas regiões e provocam chuva frequente e muitas vezes volumosa, de forte intensidade. Além do elevado volume de chuva, há risco de raios e eventuais rajadas de vento com forte intensidade", destaca a Climatempo para a região do Espírito Santo que vem registrando volumes expressivos de chuvas desde o início da semana. 

No Centro-Oeste há condição de chuvas para todos os estados. No Mato Grosso do Sul os volumes tendem a ser mais expressivos, quando na região sul são esperados acumulados entre 70 e 90 milímetros. Nas demais regiões do estado, as previsões indicam volumes entre 30 e 40 mm. 

Já no Mato Grosso, também há previsão de chuva para toda a região, com precipitação prevista entre 30 e 40 mm, podendo ser registradas até 50 milímetros em alguns pontos. As mesmas condições são previstas para o estado de Goiás. 

As chuvas também chegam na região do Matopiba nas próximas 24 horas. No Tocantins, deve chover de maneira mais expressiva no sul do estado - entre 20 e 30 milímetros de precipitação. 

No oeste do Bahia, outra região que os produtores vêm enfrentando problemas devido a falta de água no solo, os mapas indicam chuvas de até 20 milímetros. 

No Piauí, os volumes também devem ser mais expressivos no sul do estado, podendo ser registrados acumulados de até 50 mm em alguns pontos. As mesmas condições são esperadas para o Maranhão. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas os maiores volumes foram registrados no Sudeste do país. 

Segundo dados do Inmet, choveu de maneira expressiva em Minas Gerais - com precipitações entre 20 e 30 milímetros e no Espírito Santo, onde os acumulados ficaram entre 30 e 40 mm. 

No Centro-Oeste foram registradas chuvas no sul de Goiás, com precipitações entre 15 e 20mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo Brasil: 

24h - Inmet
Fonte: Inmet 
Foto em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Foto em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek

Foto em Palmital (SP). Envio de Roberto Figliano
Foto em Palmital (SP). Envio de Roberto Figliano​

Alícia fiscalizando a lavoura de milho do vô Delmar Scherer em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Scherer
Alícia fiscalizando a lavoura de milho do vô Delmar Scherer em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Scherer

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário