Tempo: Mais chuvas para todo o Centro-Oeste nesta terça-feira

Publicado em 04/02/2020 10:21

LOGO nalogo

As previsões continuam indicando chuvas expressivas para toda a região Centro-Oeste nesta terça-feira (24). A semana que começou com muitas áreas de instabilidade para várias regiões de produção agrícola do país tende a continuar com esse cenário nos próximos dias. "A circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera está favorecendo o crescimento de muitas nuvens carregadas sobre a maioria das áreas", destaca a Climatempo. 

Segundo o Inmet, nas próximas 24 horas os volumes passarão a ficar mais intensos em todos os estados do Centro-Oeste. As chuvas acontecem nessa região devivo à chegada de uma frente fria vindo da região Sudeste, além das altas temperaturas que são características da estação. Outro fator positivo para condições de chuvas no Centro-Oeste é a formação de um novo corredor de umidade que desce do norte do país. 

"O forte aquecimento associado a disponibilidade de umidade vão estimular a formação de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva pontuais, que podem ocorrer até de manhã em alguns municípios de todos os estados", afirma a Climatempo. 

>>> Semana chuvosa no Centro-Oeste pode atrapalhar colheita em MT

O modelo Cosmo do Inmet aponta condição de chuvas para todo o estado do Mato Grosso, com precipitações entre 20 e 30 milímetros, podendo ocorrer pancadas de chuvas ao longo do dia devido às altas temperaturas, características da estação. As mesmas condições são esperadas para o Mato Grosso do Sul e Goiás.

Também nesta terça-feira (4) os volumes já passam a ser mais expressivos em todo o estado do Tocantins, onde são esperados acumulados entre 20 e 40 milímetros, sendo os maiores volumes esperados para o norte do estado. 

Ainda no Matopiba, há condições de chuvas para os demais estados. No Maranhão, os volumes esperados para todo o estado deve ficar entre 20 e 30 milímetros de precipitação. As mesmas condições são esperadas para o oeste do Piauí. Os modelos seguem indicando mais chuvas para o oeste da Bahia, porém em volumes mais baixos quando comparados com os demais estados. Nesta região, os acumulados tendem a ficar entre 16 e 20 milímetros. 

Nas próximas 36 horas, segundo o Cosmo, os volumes voltarão a ficar mais expressivos no Sudeste do país. Em São Paulo, as chuvas mais volumosas devem atingir o norte do estado, com precipitação entre 20 e 30 milímetro, há previsão para as demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. Ainda no Sudeste, são esperadas chuvas de até 50 milímetros no oeste do estado. Na região sul, os volumes devem ficar entre 20 e 30 milímetros. A região leste e norte de Minas Gerais devem continuar com tempo estável neste período. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet 04/02
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro nas últimas 24 horas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu em todo o estado do Paraná, com precipitações entre 20 e 30 milímetros, sendo registrados acumulados de até 60 milímetros em pontos da região norte do estado. 

Em São Paulo, os volumes mais altos foram registrados no sul do estado, com precipitações entre 25 e 40 milímetros. Ainda no Sudeste, também choveu em todo o estado do Rio de Janeiro, com precipitações entre 20 e 25 mm. Os mesmos volumes foram registrados para o sul de Minas Gerais. 

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nas últimas 24 horas: 

Últimas 24 horas - Inmet 04/02
Fonte: Inmet

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário