Previsão indica volta de chuvas expressivas para Minas Gerais; Sul do país permanece sem chuvas

Publicado em 05/02/2020 10:08

LOGO nalogo

As previsões indicam a volta de chuvas expressivas para Minas Gerais nos próximos dias. Segundo a Climatempo, após chuvas em alguns pontos do estado na noite da terça-feira (4), todo estado continuará com ar umido e abafado, com sensação de calor e o dia será de alerta para temporais em todas regiões. "Há previsão de períodos com sol, mas sempre com muitas nuvens. Pancadas de chuva com raios devem ocorrer sobre todas as regiões do estado, principalmente à tarde e à noite", afirma. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também aponta chuvas de volumes expressivos para Minas Gerais, com destaque para as áreas de produção de café que podem ter volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Na região central do estado os volumes tendem a serem ainda mais expressivos, podendo alcançar 50 mm. Há previsão de chuvas também para a região norte de Minas Gerais, porém em volumes mais baixos. 

Os modelos indicam ainda que a partir de quinta-feira (6) e domingo (9) um grande sistema de baixa pressão atmosférica e o fluxo de umidade se intensificam sobre o Sudeste do país. " Isto vai estimular a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste, com nuvens carregadas que devem provocar chuva forte e volumosa", destaca a Climatempo. 

Ainda no Sudeste, a previsão é de chuva para todo o estado de São Paulo nas próximas 24 horas. De acordo com o Cosmo, a tendência é que os volumes fiquem entre 30 e 40 milímetros de precipitação, sendo os maiores volumes esperados para o leste do estado. 

A região sul do país continaurá sem chuvas nos próximos dias. Confirmando as previsões do Inmet, um sistema de alta pressão impede que bons volumes cheguem na região, sobretudo no Rio Grande do Sul. 

O modelo Cosmo do Inmet aponta chuvas para o Rio Grande do Sul, apenas em volumes baixos, a partir do dia 8, próximo sábado. A partir do dia 10 os volumes tendem a ficar mais expressivos, com precipitações previstas entre 20 e 30 milímetros. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 48 horas em todo o Sudeste: 

Sudeste - Inmet 05/02
Fonte: Inmet 
 

Continua chovendo em toda a região do Centro-Oeste e Matopiba

Segundo os mapas, a tendência é que continue chovendo em todo o Centro-Oeste nas próximas 48 horas. No Mato Grosso, são esperados acumulados entre 20 e 30 milímetros no Centro-Sul do estado. 

Passa a chover de maneira mais expressiva também no Mato Grosso do Sul, com destaque para a região norte onde os acumulados podem chegar a 50 milímetros de precipitação. Nas demais regiões, são previstas chuvas entre 20 e 40 mm. 

Também continua chovendo em todo o Matopiba nos próximos dois dias. Para o Tocantins estão previstos volumes entre 20 e 40 milímetros, ficando os maiores acumulados esperados para o leste do estado. 

No Maranhão, os volumes esperados também ficam entre 20 e 40 milímetros, com previsão de chuva para todo o estado. Já no Piauí os volumes podem ser ainda mais expressivos, com precipitações entre 50 e 60 milímetros no Centro-Leste do estado.

Há previsão de chuva para o oeste da Bahia, porém em volumes mais baixos quando comparados com os demais estados. Vale lembrar que não estão descartadas pancadas de chuvas em toda a região devido às altas temperaturas, características do Verão.

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet 05/02
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas foram registradas chuvas em várias regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste e áreas do Sudeste. 

De acordo com dados do Inmet, choveu em todo o Mato Grosso e os volumes ficaram entre 20 e 30 milímetros de precipitação. Ainda no Centro-Oeste, estações meteorológicas em Goiás registraram precipitações entre 20 e 25 mm no estado. 

Também choveu no Mato Grosso do Sul, em pontos da região oeste e leste, com volumes entre 20 e 25 mm. A região central do Tocantins registrou acumulados entre 20 e 30 mm. 

No Sudeste, os maiores volumes foram registrados em São Paulo, com precipitações de até 30 milímetros em todo o estado. Também choveu em Minas Gerais com volumes entre 20 e 30, sendo os maiores acumulados registrados no norte do estado. 

Veja o mapa de previsão acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 

Últimas 24 horas - Inmet 05/02
Fonte: Inmet 
 

Milho em Água Santa (RS). Envio de Felipe Decesaro
Milho em Água Santa (RS). Envio de Felipe Decesaro

Colheita Soja 2019/2020 em Marechal Cândido Rondon (PR). Envio de Renato Wiebrantz
Colheita Soja 2019/2020 em Marechal Cândido Rondon (PR). Envio de Renato Wiebrantz

Foto em Formosa (GO). Envio de Júlio Schneider
Foto em Formosa (GO). Envio de Júlio Schneider​

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​
Foto em Formosa (GO). Envio de Júlio Schneider
Foto em Formosa (GO). Envio de Júlio Schneider

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário