Tempo: Chuvas diminuem em São Paulo, mas volumes ficam expressivos em MG

Publicado em 11/02/2020 10:25

LOGO nalogo

Após enfrentar um dia de caos com fortes chuvas, as previsões indicam que São Paulo terá mais um dia de chuvas e as condições são esperadas para todo o estado. Além de São Paulo, a tendência é que aumente os volumes de chuvas também em Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

De acordo com a Climatempo, durante a madrugada desta terça-feira (11) a circulação dos ventos entre a superfície e a média atmosfera estimularam o aumento de áreas de instabilidade em todo o Sudeste. "Para Minas Gerais a preocupação é com o aumento da chuva no centro-sul mineiro, incluindo a Grande Belo Horizonte, o Sul de Minas e a Zona da Mata", afirma a Climatempo. 

Na Grande São Paulo os volumes serão mais baixos em comparação com as chuvas da madrugada da última segunda-feira (10), mas a situação ainda é preocupante porque as últimas chuvas deixaram os rios da cidade com níveis elevados e o solo encharcado. ". Assim, com estas condições, não se pode descartar que se formem novos alagamentos e até ocorra algum novo transbordamento de rio. Na Grande São Paulo, a chuva pode ser moderada pela manhã e vai enfraquecendo à tarde", destaca a Climatempo. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas são esperados acumulados entre 20 e 30 milímetros na região Centro-Norte de São Paulo. As mesmas condições são esperadas para o sul de Minas Gerais e as chuvas devem atingir diretamente a área de produção de café. Rio 

Para o Rio de Janeiro as chuvas mais volumosas são esperadas a partir de quinta-feira (13), quando os acumulados podem registrar até 50 milímetros de precipitação em alguns pontos. Já no Espírito Santo, as previsões também indicam possibilidade de chuvas nos próximos dias, porém em volumes mais baixos quando comparados com os demais estados do Sudeste. 

Continuam previstas mais chuvas para o Centro-Oeste nas próximas 24 horas. No Mato Grosso do Sul, a tendência é que os maiores volume sejam registrados no sul do estado - com precipitação entre 20 e 30 milímetros. 

Também há condição de chuva para todo o estado do Mato Grosso, sendo os maiores acumulados sendo esperados para o norte do estado. Vale lembrar que não estão descartadas pancadas de chuvas ao longo do dia devido as altas temperaturas, características da estação. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas Inmet - 11/02
Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas 

Confirmando as previsões, continuaram expressivos no estado de São Paulo nas últimas 24 horas. Dados do Inmet indicam chuvas de mais de 150 milímetros de precipitação. 

Também foram registradas chuvas no Mato Grosso, com precipitações entre 40 e 50 milímetros no sul do estado. Nas demais regiões, os acumulados ficaram entre 20 e 25 milímetros. 

No Mato Grosso do Sul os volumes ficaram entre 20 e 25 mm, sendo registrados no oeste e leste do estado. 

Veja o mapa de precipitação acumuladas nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 

24 horas - Inmet 11/02

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário