Tempo: Muita chuva para o Centro-Oeste e região do café nesta 5ª feira

Publicado em 27/02/2020 10:07
3788 exibições
Sul do país terá três dias de tempo firme e temperaturas baixas nos três estados

LOGO nalogo

Os próximos dias serão de muita chuva para o Centro-Oeste e Sudeste do país. Um canal de umidade em atuação na região central do país fará com que chova de maneira expressiva nos dois estados, podendo inclusive, atrapalhar os trabalhos de colheita no Mato Grosso. Já no sul do país, os próximos três dias serão de tempo firme e queda nas temperaturas. De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a tendência é que as condições de chuva permaneçam com volumes expressivos no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais por, pelo menos, três dias. 

Os modelos do Inmet indicam que no Mato Grosso a chuva deverá ser significativa em todo o estado, com precipitações previstas entre 20 e 40 milímetros, sendo os maiores volumes esperados para a região norte. As mesmas condições são esperadas para Goiás. Já no Mato Grosso do Sul, segundo o meteorologista, há chance de chuvas apenas para o norte do estado, porém com volumes mais baixos. 

No Sudeste, deve voltar a chover nas áreas de produção de café, tanto no sul de Minas Gerais, como na Zona da Mata Mineira e Espírito Santo. "A chuva é prevista para todo o estado de Minas Gerais, inclusive Belo Horizonte que pode voltar a ter fortes chuvas", destaca a meteorologia. 

O modelo Cosmo indica precipitação entre 20 e 30 milímetros no sul de Minas Gerais. No leste do estado as chuvas podem acontecer de maneira mais expressiva, com acumulados de até 50 milímetros. No Espírito Santo há previsão para todo o estado, sendo os maiores volumes esperados para o oeste do estado. Ainda no Sudeste continua chovendo no estado de São Paulo nas próximas 24 horas, porém com volumes mais baixos para a Capital. De acordo com a Climatempo, nesta quinta-feira (27) as áreas de instabilidade avançam para o interior do estado. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 24 horas no Centro-Oeste e Sudeste do país:

Centro-Oeste e Sudeste - Inmet - 27/02
Fonte: Inmet 
 

Segundo o Inmet, na região do Matopiba, continuam previstas chuvas para o Tocantins e Maranhão nesta quinta-feira (27). Olívio destaca que os maiores volumes devem ser registrados no Tocantins e Maranhão. "O vórtice ciclônico pode ajudar a empurrar o canal de umidade e levar chuvas também para o oeste da Bahia", afirma o meteorologista. Os mapas indicam chuvas para todo o Tocantins, com os maiores volumes esperados para o norte do estado - entre 20 e 30 milímetros. Os mesmos volumes são esperados para todo o estado do Maranhão. 

Já para o Sul do país, as previsões não indicam chuvas para os próximos três dias. De acordo com o meteorologista, a massa de ar frio em toda a região impede que se formem condições de chuvas na região. "Podem acontecer chuvas pontuais, mas nada muito expressivos nos três estados", destaca. As temperaturas, também nos três estados, tendem a ficar mais baixas nos próximos dias. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet - 27/02
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas

Choveu em parte do Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas. Segundo dados do Inmet, foram registradas precipitações de até 80 milímetros na região norte do estado. Já no sul, não foram registradas chuvas expressivas. 

Ainda na região sul do país, em Santa Catarina foram registradas precipitações entre 40 e 60 milímetros. Também choveu em todo o estado do Paraná, sendo os maiores volumes registrados no sul do estado. 

Também choveu em todo o Sudeste, sobretudo em São Paulo, onde foram registrados precipitações entre 20 e 25 milímetros. As mesmas condições foram registradas no Rio de Janeiro. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 

24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Colheita agropecuária Mariana, em Alta Floresta (MT). Envio por Vilma Julião
Colheita agropecuária Mariana, em Alta Floresta (MT). Envio por Vilma Julião

Soja Monsoy 5917IPRO, na Fazenda Liberdade, em Madre de Deus de Minas (MG). Envio de Fernando Ronaldo
Soja Monsoy 5917IPRO, na Fazenda Liberdade, em Madre de Deus de Minas (MG). Envio de Fernando Ronaldo​

Colheita de soja na região em Sidrolândia (MS). Envio do Engenheiro Agrônomo Michael Soares Silva
Colheita de soja na região em Sidrolândia (MS). Envio do Engenheiro Agrônomo Michael Soares Silva​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário