Continua chovendo no Centro-Oeste, porém com volumes mais baixos; sistema avança para o Matopiba

Publicado em 03/03/2020 09:21

LOGO nalogo

Produtores de soja da região central do país ainda enfrentarão chuvas em parte do Mato Grosso e em Goiás nas próximas 24 horas. De acordo com Matheus Manente, da Oráculo Meteorologia, a tendência é que continue chovendo em quase toda parte central do país, mas é esperado que aconteça uma redução na intensidade das chuvas. "O que deve fornecer aos produtores algumas janelas diárias de tempo seco especialmente entre a madrugada e a manhã", afirma o meteorologista. 

Segundo o modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas no estado do Mato Grosso as chuvas tendem a ser mais expressivas para o norte do estado, com precipitação prevista entre 20 e 40 milímetros. De acordo com o modelo, o Centro-Sul do estado já deve permanecer com o tempo firme ao longo desta terça-feira (3).

"Nos municípios que ficam na região central e no Norte de Goiás e do Mato Grosso, como Sinop e São Miguel do Araguaia, a chuva permanece constante e intensa ao longo das próximas semanas, e não há previsão de estiagem", afirma Matheus. Também há chuvas previstas para do Goiás, com volumes previstos de até 40 mm, com destaque para o norte do estado onde deve chover de maneira mais expressiva. 

O canal de umidade que estava em atuação no Centro-Oeste e Sudeste desde o final de semana começa a se deslocar mais ao norte do país e segundo a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, nos próximos dias deve chover de maneira mais expressivas na região do Matopiba. 

Os mapas apontam as maiores precipitações para o Tocantins e Maranhão, podendo ser registrados acumulados de até 50 mm nos dois estados. Matheus destaca que as chuvas podem ser positivas para os talhões que estão em fase de desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos. Já os produtores que já estão em fase de colheita e plantio do milho safrinha, também podem ser prejudicados pelo excesso hídrico. 

Também passa a chover de maneira mais expressiva no oeste da Bahia. As condições avançam para a região e são previstos acumulados de até 40 milímetros para área de produção agrícola. As condições de chuva devem permanecer assim até quinta-feira (5). 

Já o Sudeste do Brasil continua com previsão de chuvas, porém em volumes mais baixos quando comparados com os últimos dois dias. O Cosmo aponta precipitação entre 20 e 30 milímetros para regiões oeste e norte de Minas Gerais. O sul mineiro também pode receber chuvas, porém em volumes mais baixos. São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem receber chuvas, mas sem volumes expressivos. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos foram registrados no Sudeste do país. 

De acordo com dados do Inmet, foram registrados acumuladoas de até 80 milímetros em Minas Gerais. No Espírito Santo os volumes foram mais altos e choveu cerca de 100 mm no Centro-Sul do estado. 

Além do Sudeste, como era previsto, também choveu em áreas do Centro-Oeste. Goiás registrou 30 mm de precipitação no sul do estado. Já no Mato Grosso, choveu apenas em áreas do norte do estado, com precipitação entre 20 e 25 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 

24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário