Previsão indica chuvas para o RS apenas no dia 15; fim de semana terá bons volumes no Matopiba

Publicado em 06/03/2020 09:16 e atualizado em 06/03/2020 09:50

LOGO nalogo

A falta de chuva no sul do país traz problemas para o produtor do Rio Grande do Sul e após enfrentar irregularidades durante toda a estação chuvosa, a previsão indica que para a primeira quinzena de março o cenário ainda será de tempo irregular em todas as regiões, sobretudo no Rio Grande do Sul onde a situação é ainda mais crítica. 

De acordo com Matheus, Manente, meteorologista da Oráculo Meteorologia, neste período só devem acontecem chuvas rápidas e fracas no estado do Paraná, mas ainda em volumes baixos. "Em parte,esta situação ocorre por influência da oscilação antártica, que em sua fase atual dificulta a formação de sistemas que tragam chuva para a região", afirma o meteorologista. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também não indica chuvas para os três estados até, pelo menos, o próximo dia 13 de março. Durante todo o período, os mapas não apresentam a formação de novos sistemas na região. 

Segundo Matheus, a partir do dia 15 de março um sistema frontal deve entrar em atuação na região, podendo levar mais chuvas para os três estados da região. "A chuva deve ser constante até o dia 20, trazendo acumulados de chuva de 100 milímetros ou mais para algumas regiões. Após o dia 20, a chuva se desloca para o norte e o tempo volta a ficar seco", afirma. 

A irregularidades das chuvas no Rio Grande do Sul trazem prejuízos para produtores de todo o estado. Em reta final de desenvolvimento da soja, produtores precisam de chuvas que além de volumosas, também sejam regulares. De acordo com meteorologistas, em ano de neutralidade é natural que o extremo norte do país receba volumes expressivos e o extremo sul passe por um período de seca. De acordo com produtores, a quebra de produtividade da soja já ultrapassa os 30% em algumas regiões do estado e o milho também já contabiliza perdas consolidadas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o sul do país nos próximos dias: 

Inmet - RS - 06/03
Fonte: Inmet 
 

Final de semana

A previsão indica muita chuva para o Matopiba durante todo o final de semana. Chove no norte do país de maneira expressiva desde quinta-feira (5). 

De acordo com o Cosmo, nas próximas 24 horas os volumes serão mais intensos no sul do Tocantins, onde são previstas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Também chove nas demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. 

São previstas chuvas para todo o estado do Maranhão nesta sexta-feira (6), sendo os maiores acumulados esperados para a região norte do estado. As mesmas condições são previstas para o Piauí. 

Passa a chover de maneira mais expressiva no oeste da Bahia. Segundo os mapas, nessa região são esperadas precipitações de até 50 milímetros em alguns pontos. Já nas demais áreas da Bahia, os volumes tendem a ficar entre 20 e 30 milímetros. 

Choveu em Grajaú/MA na quinta-feira: 

Centro-Oeste

O norte do Mato Grosso pode receber chuvas expressivas nas próximas 24 horas. Produtores do estado, apesar de estarem com a colheita da soja avançada, precisam de tempo estável para finalizar os trabalhos que foram prejudicados em decorrência da chuva constante da última semana. 

O cenário já é mais positivo e o mapa indica chuva apenas para o norte do estado, com precipitação prevista entre 20 e 40 milímetro. A partir de 8 as condições de chuva diminuem em todo o estado. 

Em Goiás também são previstas chuvas para a região norte, com acumulados de até 40 milímetros. Assim como no Mato Grosso, durante o final de semana as condições de chuvas também avançam para o norte do país, mantendo o tempo firme em todo o Goiás. 

Sudeste

Já no Sudeste as chuvas continuam previstas para Minas Gerais e parte do Espírito Santo nesta sexta-feira. 

Em Minas Gerais os maiores volumes são esperados para o Centro-Norte do estado, com precipitações previstas entre 20 e 40 milímetros, podendo chegar a 70 mm em alguns pontos. A partir de domingo (8), a tendência é que continue chovendo apenas no norte do estado. 

"As pancadas de chuva frequentes e podem ser fortes, com raios e eventualmente com intensas rajadas de vento, destaca a Climatempo. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: ,

Inmet - 93 horas - 06/03
Fonte: Inmet 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário