Volta a chover no Centro-Oeste nesta 3ª; Matopiba tem alerta de chuvas intensas

Publicado em 10/03/2020 09:27 e atualizado em 10/03/2020 17:30
Volumes no Mato Grosso devem ficar entre 20 e 30 milímetros para região norte do estado

LOGO nalogo

Após ficar alguns dias sem chuvas, a previsão indica a volta das chuvas para o Mato Grosso nas próximas 24 horas. Na semana passada, produtores de soja precisavam de tempo firme para conseguir concluir os trabalhos de colheita, que tiveram atrasos devido ao excesso de chuva em todo o estado. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais volumosas devem atingir o norte do estado, com precipitação entre 20 e 30 milímetros em toda a área. Já o sul do Mato Grosso deve permanecer com tempo estável. Os mapas indicam ainda chuvas previstas para o norte de Goiás, com precipitações de até 30 milímetros.

Na região do Matopiba os volumes continuam expressivos nesta terça-feira (10). O modelo aponta chuva para todo o estado do Tocantins, com volumes entre 20 e 40 mm para todas as áreas. No Maranhão, a tendência é de volumes ainda mais expressivos, podendo ser registrados chuvas de até 50 mm em algumas áreas.

Já pro Piuaí, os maiores acumulados são esperados para o norte do estado - até 70 milímetros de precipitação. Também há previsão de chuvas para o oeste da Bahia, porém em volumes mais baixos quando comparados com os demais estados. 

De acordo com a Climatempo, o leste do Pará, Tocantins e Maranhão têm alerta de muita chuva válido para esta terça-feira. "Estes estados ficam sujeitos a chuva forte e volumosa, que podem causar alagamentos e grandes enxurradas nas cidades, além da cheia repentina de alguns córregos e rios", destaca. 

Veja a previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 10/03
Fonte: Inmet
 

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) a tendência é de que as chuvas continuem volumosas até dia 18 para a parte norte do país com precipitação de até 125 milímetros. 

Já o modelo entre 18 e 26 março, indica que continuará chovendo em toda a região, porém com volumes mais baixos. Neste período, os volumes também ficam mais expressivos no Mato Grosso - com precipitação entre 90 e 100 milímetros. 

Também neste período, o NOAA aponta o retorno de chuvas para o sul do país. No Rio Grande do Sul, onde a situação é mais crítica, os mapas apontam chuvas entre 60 e 80 milímetros de precipitação.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 10/03
Fonte: NOAA 

 

Nas últimas 24 horas os maiores volumes de chuvas foram registrados no norte do país. As regiões Sul e Sudeste não registram chuvas em nenhuma área monitorada pelo Inmet. 

De acordo com os dados, na Bahia foram registradas chuvas com até 50 milímetros de precipitação no período. Também choveu no Piauí - entre 20 e 30 mm e os mesmos volumes foram registrados no MaranhãoNo Centro-Oeste, choveu apenas no norte de Goiás - com acumulados de 30 mm nas estações meteorológicas do Inmet. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

24 horas - Inmet - 10/03
Fonte: Inmet 

 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário