Tempo: Chuvas no Centro-Oeste e Sudeste; Sul só deve receber chuvas após o dia 31, segundo o NOAA

Publicado em 23/03/2020 10:56

LOGO nalogo

A semana inicia com previsão de boas chuvas para o Centro-Oeste e região norte do país, segundo os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão continua indicando que a região sul do país passará por mais um período de seca. 

De acordo com o modelo Cosmo, o Mato Grosso deve receber os maiores volumes de precipitação nas próximas 24 horas, com acumulados previstos entre 30 e 40 milímetros.

A Climatempo descata que nos próximos dias a região deve começar a se adequar ao Outono, que começou oficialmente na última sexta-feira. "Em maio e em junho, o clima é normalmente com pouca chuva e os períodos de estiagem já são longos na maior parte do Centro-Oeste. Dias secos, ensolarados, com tardes quentes e noites relativamente frescas são comuns no outono na região", destaca. 

O Cosmo indica ainda que nas próximas 36 horas as chuvas avançam e deve passar a chover de maneira mais expressiva no leste de Goiás - entre 20 e 50 mm de precitação. Há também previsão de chuvas para as demais regiões do Centro-Oeste, porém com volumes mais baixos. 

Continuará chovendo em todo o Matopiba nesta semana. Tocantins, Maranhão e Piauí devem ficar com volumes mais baixos, enquanto a Bahia poderá receber chuvas mais expressivas a partir da terça-feira (24), com acumulados de até 40 milímetros de precipitação. 

Já o Sudeste do país deve ficar com tempo estável nesta semana. "Uma massa de ar seco de origem polar se espalhou sobre o Sul e sobre o Sudeste do Brasil reduzindo a umidade e dissipando grande parte da nebulosidade nestas regiões", afirma  Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas
Fonte: Inmet 

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) a tendência é de que as chuvas continuem volumosas no Centro-Norte do país até, pelo menos, o dia 31 de março. 

De acordo com o modelo, neste período as chuvas devem ficar entre 90 e 100 milímetros no Centro-Oeste e também no Matopiba. O sul permenace sem grandes volumes neste período. 

Já no período entre 32 de março e 8 e abril, passam a ser previstos volumes entre 30 e 50 milímetros para o Rio Grande do Sul, ficando também menores os volumes esperados para o Centro-Oeste e Matopiba. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA
NOAA

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário