Tempo: Chuvas continuam no Centro-Norte; Modelos apontam novas chuvas pro sul a partir do dia 29

Publicado em 26/03/2020 10:30 e atualizado em 26/03/2020 14:52

LOGO nalogo

As previsões continuam indicando chuvas para o Centro-Norte do país nas próximas 24 horas. Segundo os modelos do Instituto Nacional de meteorologia (Inmet) um sistema descendo da região norte do país pode levar condições de chuvas para a região sul no dia 29. 

Durante esta quinta-feira (26) os volumes continuarão sendo mais expressivos no Mato Grosso. Os modelos indicam possibilidade de acumulados entre 20 e 40 milímetros de precipitação em vários pontos do estado, na sexta-feira (27) as chuvas podem ficar mais volumosas, com precipitações de até 50 milímetros. Ainda no Centro-Oeste, também há indicação de chuvas para o Goiás, porém em volumes mais baixos.

Continuará chovendo em toda a região norte do país, inclusive nos estados que compõem o Matoopiba. "O sul do Amazonas, o leste do Acre e o estado de Rondônia estão com  alerta para temporais nesta quinta-feira, 26 de março. Enquanto, em praticamente todas as outras áreas do Norte há risco de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, mas de forma isolada, e que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento", destaca a Climatempo. 

Já o modelo Cosmo aponta que no Matopiba os maiores volumes devem ser esperados no Tocantins, com precipitações previstas entre 20 e 30 milímetros no sul do estado, as demais áreas devem receber chuvas em volumes mais baixos. Os mesmos volumes são esperados para o sul do Piauí - região onde forte enxurradas aconteceram nesta semana, devido ao excesso de água e causando muitos prejuízos para a produção local. Maranhão e Bahia devem receber chuvas, porém em volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as 93 horas em todo o Brasil:

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Modelos apontam nova chuva para a região sul do país 


O produtor do Rio Grande do Sul está aflito com a irregularidades das chuvas e perdas expressivas na safra de soja e milho já foram consolidadas na região. Os mapas do Inmet apontam um possível retorno das chuvas para os três estados da região sul do país a partir do dia 29. Segundo os modelos, um sistema deve descer levando também condições de chuvas para o Mato Grosso do Sul. 

No dia 29, Santa Catarina e Paraná devem receber os volumes mais expressivos - entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Os modelos apontam possibilidades de chuvas para o Rio Grande do Sul, sobretudo para o Leste e parte da região Central do estado - onde podem ser registrados acumulados de até 30 mm de precipitação. Pelo que indica os mapas, mais uma vez, as condições de chuvas devem passar de maneira muito rápida pela região. 

Veja o mapa de previsão para o dia 29 na região sul do país: 

Sul - 26/03
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário