Mato Grosso do Sul deve receber novas chuvas neste final de semana

Publicado em 27/03/2020 10:29 e atualizado em 28/03/2020 10:00

LOGO nalogo

O final de semana poderá ser de chuva para o Mato Grosso do Sul, conforme indicam as previsões. De acordo com a Climatempo, A presença de um sistema meteorológico chamado de “cavado” entre a Argentina e o Paraguai, favorece a formação de áreas de instabilidade que avançam para o estado. 

As previsões apontam ainda que o ar seco que predomina na região há alguns dias também começa a perder força, aumentando assim as condições de chuvas em várias áreas do Mato Grosso do Sul." Na capital Campo Grande, em Ponta Porã, no norte e no interior do estado, as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde de moderadas a forte intensidade com raios e rajadas de vento", destaca. 

Conforme vem acontecendo ao longo desta semana, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue indicando que os maiores volumes devem ficar para o Centro-Oeste e alguns pontos do Matopiba também no final de semana. 

No Centro-Oeste, continuam sendo esperados volumes mais expressivos no norte do Mato Grosso, com precipitação entre 20 e 40 milímetros. Há previsão de chuvas nas demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. Ainda no Centro-Oeste, também continuam previstas chuvas para o Goiás, mas em volumes mais baixos quando comparados com o Mato Grosso.

Apesar da previsão de chuvas, os volumes já começam a ficar mais baixos e todo o Matopiba. Durante esta semana chuvas constantes atingiram o sul do Piauí, levando prejuízos aos produtores de soja, com o bloqueio da Serra das Laranjeiras, o maior ponto de escoamento de grãos da região. 

Chuva em Pedro Afonso​-TO:

De acordo com o Cosmo, Piauí já deve ter volumes mais baixos nesta sexta-feira, sendo os maiores acumulados previstos para o norte do estado. Também chove de maneira mais branda em todo o Maranhão. Tocantins continua tendo previsão de chuvas para todo o estado, sendo os maiores acumulados esperados para o sul, com precipitação de até 20 milímetros. Já para o oeste da Bahia, não há mais previsão de chuvas significativas para o final de semana.

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


93 horas - Inmet 27/03
Fonte: Inmet


Previsão estendida 

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) a tendência é de que chuvas voltem a acontecer na região sul do país no período entre 27 de março e 4 de abril.

Segundo o modelo, neste período as chuvas devem acontecer com volumes ainda baixos, entre 20 e 25, mas podendo atingir todo o Rio Grande do Sul, onde a situação é mais crítica devido a irregularidades das chuvas. 

 

Já no período entre 4 e 12 de abril, o modelo aponta um novo período sem chuvas na região, sobretudo no Rio Grande do Sul. Neste período, os volumes mais expressivos devem ficar novamente no Sudeste e Centro-Oeste do país.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o país: 

NOAA
Fonte: NOAA
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário