EUA dá início ao plantio da nova safra com temperaturas baixas. Maio pode trazer melhora

Publicado em 17/04/2020 14:43

LOGO nalogo

Nesta semana, o NOAA - o departamento oficial de clima do governo norte-americano - trouxe suas previsões para o tempo nos EUA em maio, quando o plantio da safra 2020/21 de grãos deve já estar a todo vapor - e mostram condições interessantes. Os mapas mostram que o próximo mês deverá ser de temperaturas dentro da média para a maior parte das áreas de produção agrícola norte-americanas - como mostra a primeira imagem - porém, com chuvas acima da média em partes do Corn Belt - como ilustra a segunda imagem. 

Temps Maio

Previsão das temperaturas para maio nos EUA - Fonte: NOAA

Chuvas Maio

Previsão de chuvas para maio nos EUA - Fonte: NOAA

Os produtores norte-americanos já deram início aos seus trabalhos de campo em algumas regiões do país, principalmente com o milho nas áreas do Delta do Mississipi. De acordo com os útimos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) são 3% da área do cereal já semeada, contra o mesmo índice em 2019 e 4% da média dos últimos cinco anos. 

No entanto, é possível observar que em muitas regiões os produtores optam por esperar condições um pouco mais favoráveis para darem continuidade a suas atividades. 

Pelo Twitter, nesta sexta-feira (17), a Iowa Soybean Association trouxe a foto da sequência dizendo "pausa no plantio. os trabalhos de campo e a possibilidade de plantio foram colocadas um pouco de lado na maior parte do estado nesta semana. As chances de temperaturas mais quentes e chuvas mais espalhadas previstas na próxima semana aumentam as esperanças dos produtores para esta nova temporada". 

Plantadeira Neve Iowa Safra 2019/20

Plantadeira parada em Iowa - Fonte: Iowa Soybean Association

A presença de neve em estados como Iowa, Illinois e Wisconsin - três dos mais importantes do Cinturão Agrícola dos EUA - tem sido frequente, com temperaturas variando entre -10º e 0ºC nos campos. Porém, como explica Matheus Pereira, diretor da ARC Mercosul, essas são condições comuns para esta época do ano e "há microregiões que têm sido agraciadas por um cenário climático mais propício para o plantio". 

E assim, alguns produtores nestes mesmos três estados já estão com suas plantadeiras trabalhando, especialmente na semeadura do milho. 

Nas próximas semanas, as temperaturas deverão se manter na média "o que não quer dizer temperaturas quentes", segundo a equipe de meteorologia da ARC Mercosul e AgResource. Assim, com condições que podem parecer adversas para os produtores brasileiras, mas que são normais e conhecidas pelos norte-americanos, "o cultivo do milho deverá permanecer regular nesta segunda quinzena de abril", completa Pereira. 

Os mapas a seguir parte do Commodity Weather Group e trazem previsões para os períodos de 1 a 5 dias; 6 a 10 e 11 a 15 e as condições de temperarturas só sinalizam alguma normalidade a partir de 22 de abril. 

CWG Temps

Já sobre as chuvas, os volumes deverão ficar abaixo da média até, como mostram os mapas abaixo, até 1º de maio, ainda segundo o CWG. 

CWG Chuvas

Assim, especialistas do instituto climático acreditam que seja "possível o andamento de alguns trabalhos de campo no começo da próxima semana no oeste da região Meio-Oeste dos EUA, mas também com a possibilidade de algumas chuvas podendo ser registradas entre quinta e sexta-feira". Da mesma forma, o CWG alerta ainda para as baixas temperaturas do solo em algumas regiões, que podem trazer alguma complicação para o plantio. Todavia, os efeitos poderão ser bem pontuais. 

16 a 30 DIAS

Olhando mais a frente, no período dos próximos 16 a 30 dias - ou de 2 a 16 de maio - o Commodity Weather Group acredita que a semeadura da soja e do milho poderia ficar um pouco mais lenta "com mais chuvas e um ar mais frio" esperados para o Meio-Oeste americano. 

CWG 16 a 30 dias

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário