Tempo: Rio Grande do Sul tem previsão de novas chuvas, mas estiagem continua em SC e PR

Publicado em 29/04/2020 10:57 e atualizado em 29/04/2020 12:37

LOGO nalogo

Após a passagem rápida de uma frente fria no Rio Grande do Sul nos últimos dias, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica agora que todo o sul do Brasil passará por um perído de tempo estável de, pelo menos, mais sete dias, mas a partir do dia 5 de maio um novo sistema em formação entre a Argentina e o Uruguai deve avançar para o Brasil, levando novas condições de chuvas apenas para o Rio Grande do Sul.

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, mais uma vez o sistema não deve avançar para Santa Catarina e Paraná, que também vem sofrendo com a irregularidade das chuvas que atinge toda a região do país desde o ano passado. De acordo com Heráclio, mais uma vez, o sistema passará de maneira muito rápida pelo RS. "Deve avançar para parte de Santa Catarina e Paraná, mas com chuvas irregulares e logo se desloca para o oceano", afirma o meteorologista. 

Falando em Rio Grande do Sul, após enfrentar uma seca severa durante o Verão, produtores rurais esperavam que as chuvas voltassem à normalidade com a chegada da nova estação, conforme era indicado anteriormente pelos sistemas, para tentar minimizar os impactos do caixa com as produções de inverno. De acordo com produtores, a irregularidade segue levantando prejuízos, como a aveia já plantada no estado e que não está apresentando desenvolvimento, gerando mais incertezas sobre a produtividade da região. 

>>> Safra de trigo brasileira deve ter aumento de área e exportações podem ser caminho para rentabilidade

As chuvas devem avançar para o estado a partir do dia 5, mas é para o dia 6 que os volumes mais expressivos são esperados. Os mapas, neste momento, indicam chuvas entre 20 e 30 milímetros para todas as regiões do estado, ficando ainda os maiores volumes para o extremo sul. Já a parte norte pode continuar sem receber volumes significativos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o próximo dia 5 de maio em todo Sul do país:Previsão Sul do Brasil - 05/05
Fonte: Inmet 


Em Santa Catarina e Paraná, assim como no Mato Grosso do sul o desenvolvimento do milho safrinha está na fase de enchimento de grão e a falta de chuvas pode resultar em quebra de produtividade. Os modelos do Inmet não indicam chuvas para os três estados até o dia 5 de maio. 

Segundo as previsões da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), entre o período do dia 29 de abril e 7 de maio, os três estados, além do Rio Grande do Sul podem receber chuvas, mas com volumes que não tendem a ultrapassar os 20 mm de precipitação.O modelo aponta ainda que após a passagem deste sistema, toda a região sul do Brasil deverá ter um novo período de estiagem entre o dia 7 e 15 de maio. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 29/04
Fonte: Inmet 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário