Modelos começam indicar chuvas para PR, SC e MS: Sistemas passam rápido, mas com bons volumes

Publicado em 30/04/2020 10:58 e atualizado em 30/04/2020 11:32 9681 exibições

LOGO nalogo

As atualizações do modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começaram a indicar nesta quinta-feira (29) que a frente fria formada entre a Argentina e o Paraguai, antes prevista para levar chuvas apenas para o Rio Grande do Sul, agora também pode atingir de maneira rápida, mas com volumes acima de 20 mm também os estados de Santa Catarina e Paraná. Segundo o Inmet, as chuvas devem acontecer entre o dia 6 e 7 de maio e até lá não são previstas chuvas para a região. 

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, as chuvas podem ainda atingir a parte sul do Mato Grosso Sul - estado que também vem enfrentando problemas com as irregularidades de chuvas e que pode ter impactos negativos no setor pecuário, com baixa produtividade de pastagem. Além do modelo Cosmo, Heráclio afirma que o modelo GFS também indica a previsão de chuvas. "Eles mostram coerência e quando isso acontece, aumenta também as chances e a confiabilidade na previsão", afirma. 

De acordo com o Cosmo, para o dia 6 de maio são esperadas chuvas para todo o Rio Grande do Sul, sendo os volumes esperados entre 20 e 40 milímetros de precipitação, sendo os maiores volumes para o Centro-Norte. O modelo aponta ainda os mesmos volumes para o Paraná e Santa Catarina, e sendo previstas para todas as áreas do estado. Já para o sul do Mato Grosso do Sul, os modelos confirmam a previsão de chuvas apenas para a região sul do estado, com precipitação prevista de até 30 mm.  

Veja a previsão de precipitação para o próximo dia 06/05 no sul do Brasil: 

Chuvas 06/05
Fonte: Inmet 

Após a passagem da frente fria, Heráclio afirma que haverá uma queda de temperatura em toda a região do Brasil. "O Cosmo aponta um declínio entre 4 e 5 graus em relação ao dia anterior", afirma. Ainda de acordo com o meteorologista não estão descartadas as possibilidades de geadas em toda a região, sobretudo no norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "As chuvas passam com bons volumes, mas mais uma vez de maneira muito rápida, mantendo assim as características que temos observados", finaliza. 

Veja os mapas de temperaturas para o sul do Brasil: 

Temperaturas Sul - Inmet - 3004    Temperaturas Sul - Inmet - 3004

Próximas horas 

Para as próximas 24 horas, a previsão indica tempo estável e ar seco para as principais regiões de produção agrícola. "Para esta quinta-feira, dia 30, Só a previsão de algumas pancadas de chuva para o noroeste de Mato Grosso e também para o extremo oeste do Estado de Mato Grosso do Sul, região de Corumbá", afirma a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet - 3004
Fonte: Inmet 

Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário