Frente fria avança para o Sul do país e chuvas no RS devem acontecer já nesta 2ª feira

Publicado em 04/05/2020 09:40 e atualizado em 04/05/2020 11:11

LOGO nalogo

Um novo sistema começa avançar para a região sul do país e as previsões indicam chuvas para o oeste do Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira (4). Segundo os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nas próximas 24 horas os volumes devem ficar entre 20 e 40 milímetros de precipitação. "Com o avanço da frente fria, o mar fica agitado em toda a costa da Região Sul. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca entre o litoral gaúcho e o sul catarinense", destaca a Climatempo.

A partir da terça-feira (5) os volumes devem ficar mais expressivos, podendo atingir todo o RS e começa avançar para Santa Catarina. A Climatempo afirma ainda que no dia 6 o tempo ficará chuvoso entre o entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina, que também ficam com alertas para temporais. 

O modelo Cosmo aponta ainda que na quarta-feira (6) os sistemas avançam de maneira mais expressiva para os demais estados da região sul, com precipitação prevista entre 20 e 30 mm em Santa Catarina e sul do Paraná.  "A chuva também pode ocorrer várias vezes na maior parte do Paraná, inclusive em Curitiba", afirma. 

Quedas nas temperaturas 

Após a passagem da frente fria, a partir do dia 7, uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas na região sul do país. De acordo com o Inmet, para o Rio Grande do Sul são previstas temperaturas minímas entre 2 e 4 graus em todo o estado.

Em Santa Catarina as temperaturas minímas devem ficar entre 4 e 6ºC. As mesmas condições são esperadas para o Centro-Sul do Paraná. A tendência é que as temperaturas fiquem mais baixas também no Mato Grosso do Sul e São Paulo, com temperaturas previstas entre 12 e 18 graus nos dois estados. 

Veja o mapa de temperaturas prevista para essa semana em todo o Brasil: 

 

Temperatura semanal - Inmet - 04/05  Temperatura semanal - Inmet - 04/05  Temperatura semanal - Inmet - 04/05

 

As previsões da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) indicam que no período entre 4 e 12 de maio as chuvas devem se concentrar em pontos da região sul do Brasil, com precipitações de até 25 e 30 mm e no extremo norte do Brasil, com volumes acima de 150 mm. Para o Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba deverão ter um período de tempo estável. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 04/05
Fonte: Inmet 

A partir do dia 12 de maio, de acordo com o NOAA, os volumes devem ficar mais expressivos em todo o Brasil. Na região sul do país, os volumes devem ficar entre 60 e 70 mm de precipitação. Neste período, também deve voltar a chover no Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 100 e 125 mm no período. Volta a chover também no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com volumes entre 70 e 90 mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 04/05
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário