Nova frente fria: Semana começa com mais chuvas para o Rio Grande do Sul

Publicado em 11/05/2020 09:47 e atualizado em 11/05/2020 15:24

LOGO nalogo

A formação de uma nova frente fria começa avançar pelo sul do país e a previsão indica mais chuvas para o Rio Grande do Sul nesta semana. A segunda-feira (11) será um dia de tempo firme em toda a região, mas o cenário começa a mudar entre a madrugada e a manhã da terça-feira (12). "As áreas próximas do Uruguai já podem ter registro de chuva nesta manhã, e a chuva deve persistir ao longo do dia, com risco de chuva forte. Há risco de raios, e as rajadas de vento na região podem chegar aos 50km/h", afrima a Climatempo. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que os volumes mais expressivos no Centro-Sul do estado. Na área central do estado, as chuvas tendem a serem ainda mais volumosas, podendo ser registrados até 50 milímetros de precipitação. As condições ficarão mais intensas e a partir da quarta-feira (13), chove de maneira mais intensa também no sul do estado, entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Também neste período, os modelos começam indicar chuvas para o extremo norte do RS. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para este início de semana: 

 

Inmet - 11/05

Também a partir desta data, o Cosmo aponta a tendência de chuvas para Santa Catarina e Paraná. As chuvas devem acontecer com volumes mais baixos nos dois estados, com precipitações entre 20 e 40 mm, apenas para o oeste de Santa Catarina e Paraná. Mais uma vez os sistemas passam de maneira muito rápida pelo sul do país, conforme vem acontecendo desde o início do ano e resultando em grandes prejuízos para produtores da região. 

As previsões indicam ainda chuvas para parte do Mato Grosso do Sul neste início de semana, no entanto, as condições não devem atingir todo o estado. Segundo os mapas, chove apenas no oeste do estado - com até 60 mm de precipitação. No meio da semana, os sistemas avançam, com tendência de chuvas também para as demais áreas do estado. 

O final de semana foi de temperaturas baixas no sul do país. Segundo relatos enviados por produtores ao Notícias Agrícolas, em Vargem Bonita (SC) foram registrados -4,8º C, Soledade/RS registrou -1,6ºC e General Carneiro/PR teve registro de -0,5. Após a passagem da nova frente fria a tendência é que as temperaturas continuem mais baixas na região.

Veja imagens de geadas enviadas ao Notícias Agrícolas nos últimos dias: 

 

Os modelos indicam a tendência de chuvas para áreas do Centro-Oeste nesta semana. Segundo o Inmet, deve voltar a chover de maneira mais volumosa no Mato Grosso nos próximos dias. Na quinta-feira (14) os volumes ficarão mais expressivos no oeste do estado - entre 20 e 40 mm de precipitação, mas os sistemas avançam para região central, com precipitação prevista entre 50 e 60 mm. Apenas a parte leste do estado deve permanecer com tempo estável. 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas: 

Frio em São Joaquim/SCFrio em São Joaquim/SCFrio em São Joaquim/SCFrio em São Joaquim/SC

 

93 horas Inmet - 11/05
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário