Temperaturas começam a cair na região sul nesta 6ª e chuvas chegam na colheita do café em MG

Publicado em 15/05/2020 09:09 e atualizado em 15/05/2020 11:21
Geadas não estão descartadas em pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo o Inmet

LOGO nalogo

Após a passagem de uma frente fria ao longo desta semana, as temperaturas começam a cair nesta sexta-feira (15) na região sul do país. Os três estados enfrentam um momento crítico de irregularidade das chuvas desde o ano passado e os volumes dos últimos dias levaram certo alívio para a região. Apenas o norte do Paraná continuou com o tempo seco, enquanto Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram bons volumes nos últimos cinco dias. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o Brasil: 

Últimos cinco dias - Inmet - 1505
Fonte: Inmet 

 

Segundo os mapas de previsão de precipitação do Instituto Nacional de Meteorologia, ao longo desta sexta-feira as temperaturas começam a cair e devem ficar entre 2 e 6 graus em todo o Rio Grande do Sul. As mesmas condições são esperadas para Santa Catarina.

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, não estão descartadas as possibilidades de geadas nos pontos mais altos dos dois estados entre esta sexta-feira e a madrugada de sábado (16). A tendência é que o declínio de temperatura dure apenas neste período e que volte a ficar com temperaturas mais elevadas já no sábado. Para o Paraná, as temperaturas esperadas não são tão baixas, sendo a máxima prevista de 16 graus.

Veja o mapa de previsão de temperatura para todo o Brasil: 

Temperaturas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

O modelo Cosmo do Inmet não indica mais chuvas para a região sul do país durante o final de semana. Ainda de acordo com os mapas, a tendência é de que os sistema continuem avançando com mais força ao Sudeste, sendo previstos os maiores volumes sejam registrados entre o norte de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Vale lembrar que os trabalhos da colheita do café estão em pleno acontecimento. Segundo a Cooxupé, apesar das previsões de chuva para os próximos dias, a tendência é de que a colheita continue acontecendo sem maiores problemas na região - que é o maior polo de produção de arábica do país. 

O Inmet indica chuvas entre 20 e 40 milímetros no Centro-Sul de Minas Gerais durante o final de semana. As condições também atingir o Rio de Janeiro, com precipitação entre 20 e 40 mm de precipitação. No domingo (17), as chuvas devem avançar e atingir também parte do norte de Minas Gerais, apenas o extremo norte do estado deve permanecer com o tempo estável. A chuva em São Paulo também passará de maneira rápida e o tempo volta a ficar estável já no domingo. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet - 1505
Fonte: Inmet 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário