Semana começa seca, com temperaturas mais amenas e novas chuvas para o Sul no radar

Publicado em 18/05/2020 10:37 e atualizado em 18/05/2020 11:12

LOGO nalogo

A semana começa com tempo estável e sem previsão de chuvas para a maior parte do Brasil nos próximos dias. As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam condição de chuvas com baixos volumes apenas para parte do Nordeste, enquanto as demais regiões produtoras como Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem ficar com o tempo seco. 

Para o último final de semana, o Inmet havia emitido um alerta de geadas para todo o sul do país. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, as temperaturas ficaram mais baixas, mas uma geada com intensidade fraca foi registrada apenas no município de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. Vale lembrar que produtorores podem ter registradas geadas pontuais nas lavouras, em pontos distantes das estações meteorológicas do Inmet. 

Até pelo menos a quarta-feira (20) o ar seco deve seguir predominante em todo o sul do país, sem grandes alterações nas temperaturas e até o momento sem alertas de novos episódios de geadas emitidos pelo Inmet. A meteorologista destaca que os três estados devem manter as características do Outono. Até quarta-feira não há expectativa de chuva na Região e baixos índices de umidade ainda devem ser registrados à tarde", afirma a Climatempo. 

Dois sistemas em atuação no norte da Argentina já aparecem nos modelos, indicando o avanço da frente fria e chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira. Segundo o modelo Cosmo, nesta data são previstas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação e a tendência é que as chuvas avancem para os demais estados da região sul do Brasil.

Os mapas apontam que as chuvas devem ser expressivas também em Santa Catarina e Paraná. No Paraná, a preocupação continua com o norte do estado, onde produtores enfrentam problemas no desenvolvimento do milho safrinha e mais uma vez a região deve ficar com os volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para todo o Brasil nesta semana: 

Inmet - 1805
Fonte: Inmet 

 

Sudeste com temperaturas mais altas 

A Climatempo destaca que uma forte massa de ar seco também impede a formação de chuvas para os quatro estados do Sudeste. "Só há previsão chuva na segunda, nas cidades de Minas Gerais que fazem divisa com a Bahia, entre Almenara e Januária", afirma. 

Andrea Ramos destaca que no sul de Minas Gerais, região que avança na colheita do café, as temperaturas tendem a ficar mais amenas nos próximos dias, sem indicação de geadas. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os dias podem começar com as temperaturas mais baixas, com possibilidade de névoa em algumas localidades, mas ainda no período da manhã as temperaturas sobem em toda a região. "As temperaturas ficam mais alta em relação aos últimos dias e a sensação até será de calor", afirma a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para todo o país nas próximas 24 horas: 

Temperaturas Brasil - Inmet - 1805
Fonte: Inmet 

Últimos três dias

Confirmando as previsões, os maiores volumes de chuvas foram registrados em Minas Gerais nos últimos três dias. Segundo dados do Inmet, as chuvas ficaram entre 20 e 30 milímetros no Centro-Norte do estado, sendo registrados até 40 mm em alguns pontos do leste do estado. Ainda no Sudeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo registrou chuvas entre 20 e 30 mm de precipitação. 

Também choveu no estado de Goiás, com precipitação entre 15 e 20 mm na região norte. Os mesmos volumes foram registrados na região central do Tocantins. No Matopiba, o norte do Maranhão e Piauí teve chuvas acima dos 30 milímetros de precipitação.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Últimos três dias - Inmet
Fonte: Inmet 

Plantio de Trigo no município de Doutor Maurício Cardoso (RS). Envio de Rogério J. Mengarda
Plantio de Trigo no município de Doutor Maurício Cardoso (RS). Envio de Rogério J. Mengarda

Sorgo na cidade Maria Auxiliadora (Paraguai). Envio de Benir Prill
Sorgo na cidade Maria Auxiliadora (Paraguai). Envio de Benir Prill​

Milho na cidade de Santiago do Norte (MT). Envio de Michele Guizini
Milho na cidade de Santiago do Norte (MT). Envio de Michele Guizini

Lavoura de milho em Itiquira (MT). Envio de Paula Naves
Lavoura de milho em Itiquira (MT). Envio de Paula Naves​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário