Rio Grande do Sul e Santa Catarina tem previsão de chuva forte nesta 4ª feira

Publicado em 10/06/2020 10:24 e atualizado em 10/06/2020 12:32

 

LOGO nalogo

Os modelos climáticos continuam indicando chuvas para a região sul do Brasil nesta quarta-feira (10). Áreas de instabilidades ganham força com a atuação de uma frente fria no oceano e segundo a Climatempo, há uma previsão de chuva forte para Santa Catarina e Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. "Há risco de chuva moderada a forte nos três estados.  Porém, a chuva mais volumosa está sendo esperada para áreas de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul", destacou a Climatempo. 


Produtores de trigo do Rio Grande do Sul enfrentam problemas para fazer o plantio da cultura e precisam de tempo estável para dar continuidade nas lavouras. As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, indicam que a segunda quinzena de junho também poderá ter volumes expressivos de chuvas em todo o estado. 

O modelo Cosmo do Inmet tem previsão de volumes expressivos para todo o estado de Santa Catarina, com precipitação entre 40 e 60 milímetros de precipitação. O extremo do norte do Paraná também tem previsão de precipitação de até 70 milímetros. Já para o Rio Grande do Sul, os maiores volumes são esperados para o norte do estado, com volumes esperados entre 60 e 70 mm. 

Os sistemas começam a perder um pouco de força na sexta-feira (12) e, de acordo com o Cosmo, apenas o extremo sul pode registrar chuvas neste dia, com precipitação entre 20 e 50 milímetros de precipitação. Paraná e Santa Catarina tem previsão de tempo estável a partir de sexta-feira. "Durante esta quarta-feira as pancadas de chuva vão acontecer ao longo do dia, a qualquer hora, em quase toda a Região Sul do Brasil.  No centro-norte e oeste do Paraná, as pancadas de chuva devem acontecer à tarde e à noite", afirma a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Sul: 

93 horas - Inmet - Sul
Fonte: Inmet 

 

As imagens de satélite do Inmet, por volta das 10h43 (horário de Brasília), indicavam também áreas de instabilidade para parte do Sudeste. Segundo as imagens, há chances de chuvas para o leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e também poucas áreas de instabilidade para Minas Gerais. Vale lembrar que a colheita do café está em pleno acontecimento em Minas e o tempo estável favorece os trabalhos nas lavouras.

Confira a imagem de satélite do Inmet: 

Imagens de Satélite - Inmet - 1006
Fonte: Inmet 

Ar seco segue predominante no Sudeste e Centro-Oeste do país: 

No Centro-Oeste e Sudeste o tempo seco segue predominante nos próximos dias. "O ar está ficando cada vez mais seco pelo Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e, em áreas como Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, Tocantins e o interior do Nordeste. O ar seco dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuva", destaca a Climatempo. Nesta quarta-feira (10), as previsões indicam nuvens de chuva para áreas de Roraima e na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. 

Ainda de acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar tende a cair mais, principalmente nas horas mais quentes do dia. No estado de Goiás, Distrito Federal, em quase todo o Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso, oeste de Minas Gerais e da Bahia e no centro-sul e sudeste do Tocantins, a situação é de atenção para índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%.

Veja a previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - Brasil - 1006
Fonte: Inmet 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário