Previsão do tempo: RS, SC e PR podem ter geadas fortes e moderadas na próxima madrugada

Publicado em 02/07/2020 10:45 e atualizado em 02/07/2020 14:46 3499 exibições
Massa de ar frio deve atingir o Mato Grosso do Sul e extremo sul de MG nos próximos dias

LOGO nalogo

Conforme era previsto, foi registrado episódios de neve em áreas serranas de Santa Catarina e o frio passa a ganhar intensidade a partir da próxima madrugada. A massa de ar frio avança pelo sul do Brasil e os três estados da região tem previsão de geadas com intensidade de moderada a forte na próxima madrugada. A previsão indica ainda que a massa de ar frio pode avançar para o Mato Grosso do Sul. Para o final de semana, é previsto que o frio avance e chegue até o extremo sul de Minas Gerais. 

De acordo com o mapa de previsão de geadas disponível na página do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o Rio Grande do Sul tem previsão de geadas com intensidade moderada. Na região sul do estado, a previsão indica pontos com previsão de geadas com intensidade forte, a região norte do Rio Grande do Sul também pode ter áreas de geadas fortes. 

Para Santa Catarina, é previsto geada com intensidade forte para a região sul e em algumas áreas da região central e norte. Apenas a região leste pode ter geadas de intensidade fraca. Para o Paraná, o modelo também indica geadas com intensidade moderada para uma boa parte do estado.

A previsão indica ainda que a massa de ar frio também deve avançar para o Mato Grosso do Sul na próxima madrugada, com previsão de intensidade forte para o extremo sul do do estado. Para uma parte do sul, os mapas indicam intensidade fraca.  

Veja o mapa de previsão de geadas para a próxima madrugada: 

Previsão de geadas - Inmet - 0207

 

Para o Sudeste do Brasil, a tendência é que o frio mais intenso chegue na madrugada de sábado (4), também indicando previsão de geadas para parte de São Paulo e Minas Gerais. Segundo o Inmet, em São Paulo é esperado geada com intensidade fraca a moderada. 

Já em Minas Gerais, até as 10h53 (horário de Brasília), os modelos mostravam previsão de geadas apenas para o extremo sul de Minas Gerais. A colheita do café está em pleno andamento e as geadas estão sendo monitoradas pelo mercado, impactando também nos preços na Bolsa de Nova York (ICE Future US).

O mapa de previsão de temperaturas do Inmet, indicam mínimas entre 4 e 6 graus para todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná. As temperaturas máximas não devem ultrapassar a casa dos 14 graus nos três estados na sexta-feira (2). 

Também na sexta, as máximas devem começar a cair no Sudeste. Para São Paulo, as temperaturas devem ficar entre 10 e 18 graus, sendo as mais altas esperadas para o extremo norte de São Paulo. As mesmas condições são esperadas para o Mato Grosso do Sul. Já em Minas Gerais, a queda mais expressiva deve acontecer no extremo sul do estado, com máxima prevista de 16 graus na região.

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

Temperaturas 93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário