Previsão do tempo: Ciclone perde força, mas chuvas com volumes expressivos acontecem já nesta 3ª no sul

Publicado em 07/07/2020 10:30 e atualizado em 07/07/2020 12:38

LOGO nalogo

As chuvas previstas para essa semana no sul do Brasil já devem começar acontecer com volumes expressivos ao longo das próximas 24 horas. Segundo Olívio Bahia, o ciclone extratropical que deve ganhar força entre esta terça e quarta-feira (8) perdeu força e as maiores rajadas de ventos, entre 60 e 80 km/h, deve acontecer apenas na faixa litoranea do sul, sem agintir o interior do RS e SC, mas mantendo as condições de chuvas expressivas. "O impacto maior que estava previsto para o interior deve ficar restrito apenas ao litoral", afirma Olívio. 

>>> Fruticultura no Rio Grande do Sul sofre impactos da estiagem, temperaturas baixas e ciclone bomba

O modelo Cosmo do Inmet segue indicando que os maiores volumes devem acontecer no Centro-Norte do Rio Grande do Sul, onde são previstas chuvas de até 125 mm em algumas áreas. Também chove nas demais regiões do estado com precipitação entre 20 e 30 mm. A previsão indica ainda chuvas para Santa Catarina, com até 20 mm. Já no Paraná, são esperadas chuvas apenas para o extremo sul do estado nas próximas 24 horas, porém com volumes baixos. Olívio destaca que também podem acontecer chuvas com volumes mais baixos no extremo sul do Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0707
Fonte: Inmet 

 

Durante a passagem do último ciclone, além das rajadas de vento, foram registradas volumosas chuvas de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Desta vez, Olívio afirma que podem acontecer novas chuvas de granizo, mas de maneira pontual e sem grandes volumes. "As condições estão nos indicando muita chuva e vento, pode até chover granizo, mas de maneira muito pontual e as chances são pequenas", afirma o especialista. 

Mais uma vez, o ciclone passará de maneira rápida pelo sul do país e na quinta-feira (9) as chuvas devem começar avançar para o oceano, ficando os maiores volumes previstos apenas para o Rio Grande do Sul. Com a diminuição das chuvas, é previsto que já na quinta-feira voltem acontecer geadas no sul do país.

Veja o mapa de previsão de atuação do ciclone nas próximas horas: 

Atuação Ciclone - Inmet - 0707
Fonte: Inmet 

 

O mapa de previsão de geadas do Inmet, indica geadas com intensidade fraca e moderada para todo o Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. A tendência é que as condições mais expressivas sejam registradas em pontos sul e norte do Rio Grande do Sul, parte central de Santa Catarina e uma pequena área do sul do Paraná.

Olívio destaca que desta vez a massa de ar frio não devem avançar de forma expressiva para as demais regiões do país. "As temperaturas podem cair em São Paulo na quinta-feira (9) e as máximas no sul de Minas Gerais podem ter um declínio na sexta, mas com relação às mínimas não será nada tão expressivos então estamos sem condições de geadas para  região", comenta. 

Veja o mapa de previsão de geada para a próxima quinta-feira (9): 

Mapas de geadas - Inmet - 0707
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário