Previsão do tempo mostra persistência do calor no Corn Belt, mas melhores condições de chuvas

Publicado em 08/07/2020 16:52 e atualizado em 08/07/2020 17:58

LOGO nalogo

No início da semana, o mercado de grãos na Bolsa de Chicago registrou boas altas refletindo preocupações com as condições de clima no Meio-Oeste americano, levando os futuros da soja a registrarem suas máximas em quatro meses. Todavia, os mapas mudaram bastante nas últimas horas e o ímpeto do mercado já é menor neste momento. 

Além da mudança, os principais modelos ainda divergem entre si e acabam tirando parte da direção do mercado. 

"Os mapas climáticos voltaram a se mostrar mais chuvosos até o meio de Julho e o clima favorável vai continuar pressionando as cotações futuras de soja e milho para baixo. Novas altas nos futuros de soja e milho aqui em Chicago só serão possíveis com aumento da demanda ou piora do clima nas próximas 6 semanas", explicam os diretores da ARC Mercosul no boletim Chicago Diário.

PREVISÃO DO TEMPO

Para os próximos dias, o que se espera é algum alívio no calor e no tempo seco, porém, com a melhora não devendo ser registrada em todas as regiões produtoras norte-americanas. Nos mapas do NOAA, o serviço oficial de clima do governo norte-americano, já são sinalizadas boas chuvas cheagndo nos próximos cinco a sete dias na região leste do Corn Belt, como mostram as imagens a seguir. 

Bons volumes são esperados para estados como Iowa, Illinois, Missouri, Minnesota, Indiana, Wisconsin, alguns dos mais importantes na produção de soja e milho dos EUA, no período de 8 a 13 de julho. 

Chuvas nos EUA - 5 dias

A situação esperada para o período estendido até 15 de julho é semelhante, com boas precipitações sendo esperadas também para estes estados, aliviando um período mais extenso sem chuvas e de temperaturas bastante elevadas. 

Chuvas nos EUA - 7 dias

Para o intervalo de 13 a 17 de julho, os mapas do NOAA sinalizam temperaturas acima da média para todo o Meio-Oeste e partes da região do Delta, além de chuvas abaixo da média. Os mapas mostram estas previsões para os próximos 6 a 10 dias. 

Clima nos EUA 6 a 10 dias

Previsão das temperaturas nos EUA para os próximos 6 a 10 dias - Fonte: NOAA

Clima nos EUA 6 a 10 dias

Previsão de chuvas nos EUA para os próximos 6 a 10 dias - Fonte: NOAA

Na sequência, para o intervalo de 15 a 21 de julho, as previsões mostram que o calor continua, mas que as chuvas abaixo da média ficam regiões mais concentradas, enquanto boa parte da região produtora deverá receber precipitações dentro da normalidade. 

Clima nos EUA 8 a 14 dias

Previsão das temperaturas nos EUA para os próximos 8 a 14 dias - Fonte: NOAA

Clima nos EUA 8 a 14 dias

Previsão de chuvas nos EUA para os próximos 8 a 14 dias - Fonte: NOAA

WEATHER MARKET

Como explicam os especialistas internacionais o quadro climático será o principal direcionador dos preços na Bolsa de Chicago durante as próximas semanas. 

"Não há outro fator que possa promover mais impacto do que o clima pesando sobre os potenciais de produtividade - principalmente do milho - ekm julho", explica Ray Grabanski, presidente da consultoria norte-americana ProgressiveAg, em um artigo no portal internacional Agriculture.com. 

As lavouras nos EUA se aproximam da fase reprodutiva e, por isso, tempo mais quente e seco seria bastante prejudicial. A polinização é, agora, a palavra-chave para safra 2020/21 dos Estados Unidos, que já conta com 10% dos campos de milho na fase de embonecamento e 2% dos de soja em formação de vagens. 

De acordo com o último boletim semanal de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) são 71% das lavouras de milho boas e excelentes condições, contra 73% da semana anterior, e 71% no caso da soja, sem alteração em relação ao último número. 

Na sequência, veja imagens das lavouras norte-americanas em alguns dos principais estados produtores dos EUA. As imagens foram compiladas pela especialista internacional em commodities agrícolas Karen Braun:

MILHO

Lavouras de milho EUA - Karen Braun - Safra 2020/21

Lavouras de milho EUA - Karen Braun - Safra 2020/21

Lavouras de milho EUA - Karen Braun - Safra 2020/21

SOJA

Lavouras de soja EUA - Karen Braun - Safra 2020/21

Lavouras de soja EUA - Karen Braun - Safra 2020/21

Lavouras de soja EUA - Karen Braun - Safra 2020/21

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário