Clima: Frio persiste e Inmet mantém chances de geadas no sul; alerta para queda nas temperaturas em MG

Publicado em 14/07/2020 11:03 e atualizado em 14/07/2020 15:30

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o sul do país continuará com as temperaturas baixas e com chances de geadas com intensidade de fraca a moderada para a próxima madrugada. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a massa de ar frio de origem polar continuará mantendo as temperaturas baixas até a manhã de quarta-feira (15).

No período da tarde, é previsto que as máximas voltem a registrar altas nos termômetros, aumentando as instabilidades e as chances de chuvas para o Rio Grande do Sul ainda nesta semana. "As geadas devem acontecer no Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e em alguns pontos do Paraná", afirma o meteorologista.

Os mapas de previsão de temperatura do Inmet indicam que nas próximas 36 horas, as mínimas não devem ultrapassar os 2 graus na maior parte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as temperaturas devem ficar entre 2 e 6 graus. Já no Paraná, as mínimas tendem a ser mais elevadas, ficando entre 6 e 8 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 36 horas no sul do Brasil: 

Previsão de temperatura para o sul do Brasil - 36 horas - Inmet - 1407
Fonte: Inmet 

O frio também chega no Sudeste do Brasil, derrubando as temperaturas na região do café, em Minas Gerais. Para as próximas 24 horas, o Inmet emitiu um alerta amarelo para declínio de temperatura no extremo sul de Minas Gerais. De acordo com o aviso, o declínio deve acontecer entre 3 e 5 graus. Olívio destaca que o frio passará de maneira rápida pela região e não descarta a possibilidade de geadas em algumas áreas de Minas Gerais. "Podemos sim ter chances de geadas fracas nos pontos mais altos da região", afirma o meteorologista.  

Veja o mapa com área de alerta emitido pelo Inmet: 

Alerta de quedas nas temperaturas no sul de MG - Inmet - 1407
Fonte: Inmet 

O modelo Cosmo do Inmet sinaliza que a partir de quinta-feira (16) um novo sistema deve chegar no Rio Grande do Sul, indicando a volta das chuvas na área sul do estado. Vale lembrar que o Rio Grande do Sul já recebeu chuvas acima da climatologia neste Inverno. 

Para quinta-feira (16), são previstas chuvas de até 30 milímetros de precipitação na região. O modelo aponta ainda que o sistema vai avançar para a região central do Rio Grande do Sul, chovendo nas demais áreas. A tendência é que as chuvas passem de maneira muito rápida pela região, sem avançar para Santa Catarina ou Paraná.

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rivaldo Ribeiro Maringá - PR

    Esperamos que a colheita do milho não seja prejudicada no noroeste paranaense.

    0