Previsão do tempo: Áreas de instabilidade ganham força e semana começa com chuvas no sul

Publicado em 27/07/2020 10:38 e atualizado em 27/07/2020 11:42

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam um começo de semana com áreas de instabilidades e chuvas para o sul do Brasil. A passagem rápida de uma frente fria pela região deve favorecer as chuvas entre 20 e 30 milímetros no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, as temperaturas também devem voltar a cair de maneira mais expressiva no final desta semana, após a passagem do sistema de chuvas. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, não foram registradas geadas em nenhuma estação meteorológica do Inmet nesta madrugada. Ainda de acordo com a meteorologista, para a terça-feira (28) são previstas geadas apenas para o extremo sul do Rio Grande do Sul. 

Já a chuva, deve acontecer nas próximas 24 horas com volumes mais baixos no extremo norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A tendência é que o sistema ganhe força ao longo da terça-feira, com as precipitações mais elevadas - entre 20 e 30 mm, no norte do RS e sul de SC. Já a parte sul do Rio Grande do Sul deve manter o tempo estável. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas Inmet - 2707
Fonte: Inmet 

 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, a frente fria deve passar de maneira rápida pelo sul do Brasil,  com tendência de chuva fraca para o Paraná. Andrea destaca ainda que as condições do extremo leste do Paraná chamam atenção, com mais de 90 dias sem chuvas na região de Paranaguá.

"Ainda podemos considerar característico do Inverno, mas os números chamam atenção por conta dos volumes nos outros dois estados da região", comenta. A massa de ar seco que atinge todo o Brasil Central neste Inverno também está impedindo que os sistemas de chuvas cheguem até o Paraná. 

Após a passagem da frente fria, a tendência é que as temperaturas voltem a cair no sul do Brasil. Segundo Andrea, o Inmet já monitora a possibilidade da massa de ar frio avançar também para as regiões do Brasil, como Centro-Oeste e Sudeste no final desta semana. Ainda de acordo com a meteorologista, a tendência é que as condições de geadas voltem para o Rio Grande do Sul entre quinta e sexta-feira (31). 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

93 horas - Temperatura - Inmet - 2707

Previsão estendida

As previsões da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), para o período entre 27 de julho e 4 de agosto, indicam chuvas com volumes entre 20 e 35 milímetros de precipitação para o sul do Brasil. Os modelos apontam ainda que as chuvas devem atingir a região central do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Já para as demais regiões, o NOAA indica a permanência de tempo seco para o Brasil Central e também a continuação de temperaturas elevadas, com destaque para o Centro-Oeste, onde as máximas podem ficar acima dos 26 graus nos próximos dias. A estiagem na região já tem mais de 60 dias, com a umidade relativa do ar abaixo do ideal (30%) e aumentando os riscos de incêndios em toda a área.  

Já para o período entre 4 e 12 de agosto, os mapas indicam uma pausa nas chuvas também para o sul do Brasil. De acordo com o NOAA, apenas o extremo sul do Rio Grande do Sul pode registrar chuvas com até 60 mm de precipitação. Para as demais áreas do Brasil, a tendência continua sendo de tempo estável e temperaturas elevadas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação e temperatura para todo o Brasil:


Precipitação NOAA - 2707

Temperaturas NOAA - 2707
Fonte: NOAA
 

Colheita de milho safrinha - Guaíra/PR Dr Oliveira Castro
Colheita de milho safrinha - Guaíra/PR Dr Oliveira Castro

Colheita de milho safrinha - Guaíra/PR Dr oliveira castro
Colheita de milho safrinha - Guaíra/PR Dr oliveira castro​

Tempestade em formação em Alto Paraguaçu, Itaiopolis/SC neste sábado (25/07)
Tempestade em formação em Alto Paraguaçu, Itaiopolis/SC neste sábado (25/07)​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário