Massa de ar frio: Temperaturas caem mais no Centro-Sul do país e RS e SC têm nova previsão de geadas

Publicado em 30/07/2020 10:49 e atualizado em 30/07/2020 14:04

LOGO nalogo

Após a passagem de uma frente fria que já derrubou as temperaturas no Centro-Sul do Brasil, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam agora que uma massa de ar frio avança para a região, com previsão de mais queda na temperatura nas próximas 24 horas. 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a frente se deslocou para o oceano, mantendo previsão de chuvas apenas para a região leste do Sudeste do Brasil. O modelo Cosmo indica chuvas para áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Já em Minas Gerais, podem acontecer chuvas pontuais apenas para o leste do estado. 

"A região metropolitana do Rio de Janeiro também pode ter momentos de chuva moderada a forte nesta quinta-feira. Não há tanto a preocupação com temporais com raios, mas principalmente com a chuva moderada e constante, que se prolongada por várias horas", destaca a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 3007
Fonte: Inmet 

 

Temperaturas 

Na manhã desta quinta-feira (30) foram registradas mínimas de 8 graus para o sul de Minas Gerais, com tendência de queda de pelo menos mais cinco graus na próxima madrugada. Mesmo com as quedas, Andrea reforça que não há previsão de geadas para a região do café nos próximos dias. "Apesar do declínio nas temperaturas, a massa de ar frio chega com menos intensidade na região", destaca a meteorologista. 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet, indica que em São Paulo as temperaturas devem ficar entre 14 e 16 graus em todo o estado.  No Rio de Janeiro e Espírito Santo, os termômetros não devem ultrapassar os 22 graus nas próximas 24 horas.

Ainda falando no Centro-Sul do Brasil, as temperaturas já são mais baixas em áreas do Centro-Oeste. Segundo Andrea Ramos, as quedas mais expressivas devem ser registradas no Mato Grosso do Sul, que registrou mínima de 12 graus na manhã desta quinta-feira (30). 

Os modelos do Inmet indicam também um declínio nas temperaturas do Mato Grosso e Goiás nas próximas horas, onde as máximas não devem ultrapassar os 22 graus. O destaque fica para Goiás, que pode registrar mínimas de 16 graus na região leste do estado.

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

Temperaturas - Inmet - 3007
Fonte: Inmet 

 

Geadas 

As estações meteorológicas do Inmet registraram mínimas de -2.3ºC na madrugada desta quinta no Rio Grande do Sul e mínimas de -2.1ºC em Santa Catarina. "Nós continuamos com condições de geadas para a região, sobretudo no estado do Rio Grande do Sul e áreas serranas de Santa Catarina", afirma Andrea Ramos. 

A Climatempo destaca que segundo dados do Epagri/Ciram,  a cidade de  Bom Jardim da Serra(SC) amanheceu com -7°C , Urupema, Urubici e São Joaquim, também em Santa Catarina, com -5°C, e -2°C em Lages. Nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), neste mesmo horário, os termômetros marcavam  -1,2°C em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e -0,6°C em Vacaria, também no Rio Grande do Sul.

Com a massa de ar frio se deslocando para outras regiões, a intensidade das geadas também tendem a diminuir no sul do Brasil. Segundo o mapa de previsão da Sisdagro/Inmet, são esperadas geadas moderadas em apenas algumas pontos do estado. O modelo indica ainda que, na maior área, as geadas devem acontecer com intensidade fraca.  

Falando em temperatura, os termômetros devem ficar entre 6 e 10 graus em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  "As máximas não devem passar dos 20°C na maior parte da Região. Entre as capitais dos três estados, Curitiba deve ser a mais fria hoje, com apenas 13°C de máxima", afirma a Climatempo. Já no Paraná, o frio será mais intenso apenas na parte leste. A região oeste do estado pode chegar a 22 graus.  

Confira imagens de geadas registradas na quarta-feira (29/07): 

Frio no Rio Grande do Sul - Envio de Guilherme MedeirosFrio no Rio Grande do Sul - 2907Frio no Rio Grande do Sul - 2907

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Joao Alberto Souza Soledade - RS

    O Rio Grande do Sul teve um amanhecer congelante nesta quinta-feira, confirmando a previsão da MetSul Meteorologia de que a temperatura poderia chegar a 5°C abaixo de zero nas partes mais altas do Estado. A menor temperatura no amanhecer de hoje foi em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, com 5,7°C negativos... Fez muito frio com marcas negativas e muita geada em todas as regiões. Na fronteira com o Uruguai, os termômetros marcaram 3,3°C negativos em Livramento e -1,9°C em Quaraí. No Sul do Estado, Pelotas amanheceu com 1,8°C abaixo de zero. Na Serra, Farroupilha baixou a -3,7°C. No Planalto, a temperatura caiu a -1,4°C em Soledade. No Noroeste, Santa Rosa anotou -1,3°C. Fonte: Metsul

    0