Ar frio: Inmet confirma chances de geadas para o sul de MG na próxima madrugada

Publicado em 04/08/2020 10:26 e atualizado em 04/08/2020 12:08

LOGO nalogo

O sul de Minas Gerais amanheceu com as temperaturas mais baixas e com geadas fracas em algumas regiões nesta terça-feira (4). Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa foi registrada em Passa Quatro, com 1ºC  e Monte Verde também amanheceu com pontos de geadas fracas. As previsões para as próximas madrugadas continuam indicando geadas para o sul de Minas Gerais. 

Uma massa de ar frio está parada no Sudeste do Brasil, favorecendo as condições de geadas e impedindo que novos sistemas de chuvas cheguem pela região. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, na próxima madrugada o sul de Minas Gerais e pontos do Rio de Janeiro podem ter geadas com intensidade fraca.

Veja fotos de geadas registradas nesta terça-feira (4) em Monte Verde/MG: 

Geadas em Monte Verde - 04/08 Envio: InmetGeadas em Monte Verde - 04/08 Envio: InmetGeadas em Monte Verde - 04/08 Envio: InmetGeadas em Monte Verde - 04/08 Envio: InmetGeadas em Monte Verde - 04/08 Envio: InmetGeadas em Monte Verde - 04/08 Envio: Inmet
Fonte: Inmet 

Os modelos de temperaturas do Inmet apontam mínimas entre 6 e 10 graus na divisa dos dois estados. O mapa mostra ainda que nas próximas 36 horas, os termômetros não devem ultrapassar os 16 graus. As temperaturas devem continuar amenas em todo o Sudeste nas próximas 24 horas. Os modelos do Inmet indicam que as mínimas mais baixas devem registrada principalmente na área leste da região, com mínimas de 18 graus e as máximas não devem ultrapassar os 22 graus nos quatro estados. 

Andrea destaca que as previsões indicam também possibilidades de geadas fracas para áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os modelos de temperatura, no entanto, indicam que as mínimas devem ser mais expressivas apenas em Santa Catarina nas próximas 24 horas, com previsão entre 14 e 16 graus. Já no Rio Grande do Sul, as temperaturas devem ficar entre 18 e 20 graus e no Paraná, podem ser registradas mínimas de 14 graus e as máximas não devem ultrapassar os 22 graus.

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

Temperaturas - 93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Já a massa de ar seco que atinge as demais áreas do país deve continuar em atuação nos próximos dias. Andrea reforça que os alertas do Inmet continuam para o Centro-Oeste, sobretudo no interior do Mato Grosso, onde a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, aumentando as chances de incêndio na região, além de ser prejudicial à saúde. 

As previsões da da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) apontam que o retorno das chuvas deve acontecer apenas a partir do dia 12 de Agosto, rompendo parte do bloqueio da massa de ar seco, mas ainda sem previsão de chuvas para o Centro-Oeste.

O modelo indica ainda que as chuvas podem atingir parte do sul do Brasil, com volumes previstos entre 60 e 70 mm. As chuvas devem ainda avançar para o Sudeste do Brasil, com previsão de precipitação entre 60 e 100 milímetros para áreas do café em São Paulo e em Minas Gerais.  

Veja a previsão de precipitação estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0408
Fonte: NOAA 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário