Tempestade severa castiga o Corn Belt e ARC Mercosul estima perdas de 700 mil a 1,2 mi de t no milho

Uma severa tempestade chegou ao Corn Belt nesta terça-feira (11) e causou muitos estragos em lavouras de soja e milho, principalmente nos estados de Iowa e Illinois, os dois maiores estados produtores de grão dos Estados Unidos.
"A tempestade causou o achatamento de plantações, conforme fotos que circulam na internet. A ARC Mercosul calcula que foram perdidos de 700 mil a 1,2 milhão de toneladas de milho. O que é gigante para produtores de Iowa e Illinois, mas não fará diferença na produção nacional", explicam os diretores da ARC Mercosul em seu reporte Chicago Diário.

De acordo com informações da Radio Iowa, embora os prejuízos ainda estejam sendo contabilizados, estima-se que 43% da safra de milho e soja de Iowa em 2020 foi danificada pelo fenômeno climático chamado Derecho. Cerca de 4 milhões de hectares foram danificados, segundo o governador do estado, Kim Reynolds, o que representa quase um terço dos 12,5 milhões de hectares cultivados.
"É incrivelmente devastador ver o que está acontecendo com as plantações e estruturas ao longo do caminho da tempestade", disse o secretário de Agricultura de Iowa, Mike Naig ao portal Star Tribune.
Os ventos chegaram a alcançar 160 km/h e provocaram perdas de silos, acamamento de lavouras praticamente prontas para serem colhidas e deixaram centenas de milhares de pessoas sem eletricidade. Partes do Nebraska e de Wisconsin também foram atingidas.
As imagens a seguir, da agência AP, são da cidade de DesMoines, capital de Iowa:




"Os danos aos campos variam de perda total a insignificante. A maioria das lavouras tentará ficar em pé novamente, mas espera-se que o enchimento de grãos seja impactado em vários níveis", afirma, no Twitter, o economista chefe de commodities do grupo StoneX, Arlan Suderman. "Ainda há muito a contabilizar", completa.

Foto: Twitter - Whitecorn

Foto: Twitter - Keith Buttler
0 comentário
Temperaturas mais altas e chuvas irregulares vão marcar o verão, segundo a Climatempo
Apesar de chuvas espalhadas pelo país, áreas do Nordeste têm alerta para baixa umidade
Nottus avalia verão com mais chuva e calor menos persistente no país
Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19) para todo o Brasil
Áreas das regiões Centro-Oeste e Norte seguem com alerta de perigo para chuvas intensas