Área do café em MG amanhece com forte chuva de granizo; massa de ar polar começa entrar no BR

Publicado em 18/08/2020 10:27 e atualizado em 18/08/2020 15:06 6315 exibições
Terça-feira tem previsão de mais um dia de chuvas expressivas para o Paraná

LOGO nalogo

Áreas de produção de café em Minas Gerais amanheceu com uma forte chuva de granizo e quedas nas temperaturas nesta terça-feira (18). Produtores de Andradas/MG registram o momento da chuva e ainda avaliam os impactos nas lavouras, sobretudo na produção de café que está na reta final da colheita. Segundo o produtor Marcelo Campestre, a chuva foi muito forte e danificou as folhas da planta.

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que o choque da frente fria que está avançando pelo Sudeste e as temperaturas elevadas dos últimos dias Minas Gerais são as causas da chuva de granizo. As previsões mais recentes, no entanto, indicam quedas nas temperaturas em todo o Sudeste do Brasil, mas descartam as possibilidades de novas chuvas de granizo. 

Veja fotos registradas nesta terça-feira em Andradas/MG:

Granizo na região de Andradas/MG Granizo na região de Andradas/MG

"Após a chuva de granizo a tendência é de queda nas temperaturas, ainda podemos ter condição de chuvas para a região, mas sem granizo", afirma Mamedes. Segundo os dados do Inmet, as temperaturas mínimas já registraram declínio nesta terça-feira, com mínima de 11 graus em Monte Verde. Para a próxima madrugada tanto a Zona da Mata Mineira como o sul de Minas Gerais, devem ficar com mínimas entre 11 e 12 graus. 

O frio mais intenso deve chegar a partir de quinta-feira (20) no Sudeste. Mamedes destaca que a massa de ar polar começa entrar na quarta-feira (19) no Brasil, derrubando as temperaturas em vários estados, conforme já indicavam as previsões. 

Veja os mapas de previsão de atuação da massa de ar frio em todo o Brasil: 

Massa de ar frio - Inmet - 1808Massa de ar frio - Inmet - 1808Massa de ar frio - Inmet - 1808Massa de ar frio - Inmet - 1808Massa de ar frio - Inmet - 1808Massa de ar frio - Inmet - 1808
Fonte: Inmet 

Chuvas para as próximas 24 horas 

Mamedes destaca que as próximas 24 horas continuarão sendo de muita chuva no Paraná e em Santa Catarina, enquanto as temperaturas já começam a cair no Rio Grande do Sul.

Segundo o modelo Cosmo, os volumes mais expressivos continuam sendo esperados para o Paraná, entre 20 e 30 mm. Alguns pontos da região sul do estado podem registrar até 60 mm. Já para Santa Catarina, os volumes devem ficar entre 20 e 40 mm, sobretudo para região norte do estado. 

A frente fria já leva condições de chuvas também para o Mato Grosso do Sul e São Paulo. As chuvas mais expressivas devem ser registradas no sul do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20 e 60 mm. Já no sul de São Paulo, as previsões indicam chuvas entre 20 e 30 mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas Inmet - 1808
Fonte: Inmet 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário