USDA deve reduzir qualidade das lavouras após fim de semana de tempo adverso nos EUA

Publicado em 31/08/2020 09:51 e atualizado em 31/08/2020 10:52

LOGO nalogo

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras nesta segunda-feira (31) e poderá, mais uma vez, reduzir o índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições. As expectativas do mercado indicam uma nova correção de 2% tanto para a soja, quanto para o milho. 

De acordo com a consultoria internacional Allendale Inc., a projeção é de que o número para as lavouras da oleaginosa em boas ou excelentes condições caia de 69% para 67%. A média para o período é de 63%. Já no caso do milho, se espera que o índice vá de 64% para 62%, enquanto a média é de 66%. 

O tempo seco e quente persistiu durante o final de semana em importantes estados produtores e aetenção maior do mercado se dá sobre Iowa, o segundo maior produtor de soja e o maior produtor de milho. Assim, os relatos de menores produtividades esperadas para esta temporada começam a se mostrar cada vez mais frequentes. 

De acordo com informações do Commodity Weather Group, as chuvas das últimas 72 horas foram bastante 'espalhadas', porém, em volumes baixos e insuficientes para trazer alívio para as áreas que vem sofrendo com a seca. Segundo o CWG, 40% do Meio-Oeste americano recebeu precipitações de 12,8 a 38,4 mm nas principais regiões. Na região do Delta, os volumes chegaram a até 51 mm. 

Chuvas EUA 72h - CWG

As melhores condições foram observadas mais ao norte e leste do Meio-Oeste, enquanto a porção oeste recebeu apenas chuvas esparsas e sem grande expressão. "No curto prazo há 35% da soja e 45% do milho sofrendo com stress hídrico", explicam os especialistas do Commodity Weather Group. 

E o instituto traz suas previsões para os próximos dias mostrando ainda chuvas abaixo da média até o dia 14 de setembro. Um alívio parcial vem das temperaturas, que deverão começar a se mostrar abaixo do normal para o período, como mostram as imagens abaixo. 

Clima nos EUA - CWG

Clima nos EUA - CWG

Nos mapas do NOAA, o departamento oficial de clima dos EUA, as previsões para os próximos 5 (primeira imagem) e 7 dias (segunda imagem) indicam mais chuvas, porém, ainda concentradas e de volumes mais elevados na parte leste do Meio-Oeste dos EUA. 

Chvuas 5 dias  EUA - NOAA

Previsão de chuvas de 31 de agosto a 5 de setembro - Fonte: NOAA

Chuvas 7 dias  EUA - NOAA

Previsão de chuvas de 31 de agosto a 7 de setembro - Fonte: NOAA

Enquanto isso, sobem forte os futuros dos grãos negociados na Bolsa de Chicago, com a soja registrando suas máximas em mais de dois anos. 

Leia Mais:

+ Soja sobe mais de 1,5% em Chicago e supera máximas em mais de dois anos com clima nos EUA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário