NOAA mostra retorno da umidade para Centro-Oeste e Sudeste, mas ainda de forma pontual

Publicado em 14/09/2020 10:33 e atualizado em 14/09/2020 11:37 12364 exibições
Climatempo destaca formação de novo "ciclone-bomba" que pode atingir o Sul e Sudeste do Brasil

LOGO nalogo

Os mapas mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) começaram a sinalizar o retorno de chuvas, ainda pontuais, para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil no período entre 14 e 22 de Setembro. Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, confirma a mudança nos padrões, mas destaca que ainda não se trata do retorno efetivo da estação chuvosa. "Ainda é bem pouco para recuperar a seca que nós estamos, mas pelo menos já mostra certa mudança no modelo", comenta. 

Segundo o NOAA, durante este período deve voltar a ocorrer chuvas pontuais em áreas do Mato Grosso do Sul, sul de Goias e pontos do Mato Grosso. Já em relação aos volumes, as chuvas podem levar certo alívio ao produtor de café em algumas áreas do sul de Minas Gerais, com volumes entre 20 e 25 mm. Volumes pouco acima dos 25 mm poderão ser registrados no Rio de Janeiro. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 1409
Fonte: Inmet 

 

Heráclio destaca ainda que um novo corredor de umidade já começa a se configurar em Rondônia, que deve descer para as demais áreas do Brasil e colaborar com as condições de chuvas na segunda quinzena de setembro. "Nós temos sim um ligeiro avanço das chuvas para o Sudeste, mas até pelo menos dia 25 a chuva deve se concentrar muito no Sul e extremo Norte do país", comenta. 

Em relação aos volumes para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet, sinaliza chuvas para o Rio Grande do Sul para as próximas 24 horas, com até 20 mm de precipitação. Santa Catarina também tem previsão de chuvas pontuais, porém com volumes baixos. 

Para os próximos dias, na quarta-feira (16), um novo sistema deve entrar pelo oeste do RS, voltando as condições de chuvas mais expressivas para o estado. A tendência é que o sistema tenha força para atingir também as demais áreas do estado, com precipitação entre 20 e 40 mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1409
Fonte: Inmet 

Climatempo alerta para formação de novo ciclone bomba 

Segundo as previsões mais recentes da Climatempo um novo ciclone bomba está em formação e deve provocar ventania no Sul e Sudeste entre esta segunda e terça-feira (15). "A expectativa é de fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste, que podem chegar a 90km/h. Além disso, há risco de chuva forte na Região Sul", comenta a publicação. 

A Climatempo explica ainda que os ciclones extratropicais se tratam de áreas de baixa pressão atmosférica e são comuns na América do Sul. " Quando há queda de pressão de pelo menos 24hPa em 24 horas, forma-se o que chamamos de “ciclone bomba”", comenta. 

Para o Sul do país, a previsão indica fortes rajadas de vento, que podem chegar a 60 km/h no interior do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os ventos mais intensos, de até 90km/h devem se concentrar entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense. 

Formação Ciclone Bomba - Climatempo
Fonte: Climatempo

Com relação à chuva, a expectativa é de que os maiores volumes sejam observados apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, principalmente entre terça e quarta-feira. No Paraná, a chuva será rápida e se concentra apenas no leste do estado.

Já no Sudeste, as rajadas mais intensas podem chegar a 70km/h no Litoral Paulista, no Rio de Janeiro, no Centro-Sul Capixaba e em áreas da Zona da Mata de Minas Gerais. "Com a formação do ciclone e o deslocamento de uma frente fria por alto mar, na altura da costa do Sudeste, pode chover de forma pontual em áreas do leste paulista na segunda-feira", afirma a previsão.

Pôr do sol em Alto Paraguaçu Itaiopolis-SC Fotos de Paulo Marcelo adamek
Pôr do sol em Alto Paraguaçu Itaiopolis-SC Fotos de Paulo Marcelo adamek

Colheita trigo. Entre Rios do Oeste- PR. Aurelio Maldaner
Colheita trigo. Entre Rios do Oeste- PR. Aurelio Maldaner​
Lavoura de trigo em Rio dos Índios-RS. Envio do produtor Evandro Filiciani.
Lavoura de trigo em Rio dos Índios-RS. Envio do produtor Evandro Filiciani

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário