HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas começam a chegar no noroeste do MT; veja a previsão de evolução do sistema no Brasil Central

Publicado em 06/10/2020 10:18 e atualizado em 06/10/2020 11:50 8124 exibições
Inmet registrou 29 mm desde a tarde de ontem e tendência é de permanência das chuvas nesta terça

LOGO nalogo

Confirmando as previsões do retorno gradual da chuva para o Centro-Oeste, desde a tarde de segunda-feira (5) chove no noroeste do Mato Grosso. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas estações meteorológicas do Inmet foram registrados 29 mm de precipitação. "Pela instabilidade que estamos observando, com certeza algumas localidades registraram acumulados mais expressivos", comenta Bahia. 

A tendência é de continuação das chuvas nas próximas 24 horas, que devem acontecer em forma de pancadas devido as altas temperaturas sendo registradas nos últimos dias em todo o Brasil Central. De acordo com o modelo Cosmo, a região deve registrar entre 20 e 40 milímetros de precipitação nesta terça-feira.

Ainda de acordo com o meteorologista, a instabilidade nesta região é o que deve contribuir para a formação do corredor de umidade nos próximos dias. "Nós temos um sistema que está se formando pelo Sul do Brasil, que deve passar muito rápido pela região e ao que tudo indica os ventos devem começar a ajudar na composição desse corredor e fazer a ligação com a instabilidade do extremo norte", afirma. 

De acordo com as previsões do Cosmo, a tendência é de que esse novo sistema leve chuvas mais expressivas para o norte do Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina, com até 40 mm de precipitação, a partir de sexta-feira (9). Com o avanço das chuvas, o Paraná também tem previsão de chuvas, com precipitação entre 40 e 60 mm no Centro-Sul do estado. Já na região norte do estado, as chuvas devem continuar acontecendo de maneira irregular.

O mesmo sistema deve avançar para o Sudeste, levando chuvas para todos os estados que compõem a região. "Essa chuva deve acontecer de forma muito intensa e com chances de granizo para várias áreas do Sudeste, devido as altas temperaturas dos últimos dias", destaca. 

Para o sábado, dia 10, o modelo Cosmo já começa a sinalizar a formação de um corredor de umidade mais efetivo, conforme indicou Olívio Bahia. A tendência é que no final de semana já sejam registradas chuvas pontuais em todo o Centro-Oeste, com aumento expressivo dos volumes já na segunda-feira, dia 12, para o Mato Grosso. 

Veja o modelo de previsão de precipitação para a próxima semana: 

174 horas - Inmet - 0610
Fonte: Inmet 

 

Próximas 24 horas 

A onda de calor que atua sobre o Brasil desde a semana passada, continua ativa em todo o Brasil Central até pelo menos quinta-feira (8). Além das altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar deixa algumas áreas do Centro-Oeste em estado de alerta nas próximas 24 horas. 

"Situação de emergência para ar muito seco, com umidade relativa do ar abaixo de 12%  em Goiás, no norte e leste de Mato Grosso do Sul, no sul e  leste de Mato Grosso, no oeste/noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e no centro-sul do Tocantins", comenta a Climatempo. 

Segundo o mapa de previsão de temperatura, nesta terça-feira, a temperatura mais expressiva deve bater novamente a casa dos 40 graus em pontos do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e também de São Paulo. As temperaturas elevadas também continuam chamando atenção para o Paraná, que pode ter máxima entre 38 e 40 graus no extremo norte do estado, justamente na mesma área que mais vendo sendo impactada pelo volume baixo de chuvas. 

"Temperaturas de 40°C a 45°C ainda podem ser observadas nos estados do Centro-Oeste  e de até 43°C no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Áreas do norte do Paraná podem registrar temperaturas em torno dos 40°C", destacou a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

Temperaturas Inmet - 0610
Fonte: Inmet 

 

Safra 20 /21 Cafelandia/PR Alvaro Busetti
Safra 20 /21 Cafelandia/PR Alvaro Busetti​

Início de plantio de soja. Fazenda consulta/Miguelopolis -SP. Irrigado. Propriedade de Gustavo Santana e família
Início de plantio de soja. Fazenda consulta/Miguelopolis -SP. Irrigado. Propriedade de Gustavo Santana e família

Início de plantio de soja. Fazenda consulta/Miguelopolis -SP. Irrigado. Propriedade de Gustavo Santana e família
Início de plantio de soja. Fazenda consulta/Miguelopolis -SP. Irrigado. Propriedade de Gustavo Santana e família

Início do plantio da soja na Agrícola Irmão Baseggio Muintos Capões
Início do plantio da soja na Agrícola Irmão Baseggio Muintos Capões​​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário