HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria avança pelo sul e começa a quebrar bloqueio de massa de ar seco: Chuvas começam a chegar ao Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 08/10/2020 10:26 e atualizado em 08/10/2020 11:14

LOGO nalogo

O intenso bloqueio atmosférico que atua sobre o Brasil desde semana passada vai começar a perder força nas próximas 24 horas, segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além da quebra do ar seco, a formação de uma frente fria no Sul do Brasil também vai enfraquecer a onda de calor, levando alívio nas temperaturas para todo o Brasil Central. 

De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a tendência é do avanço do novo sistema já nesta quinta-feira (8), aumentando as condições de chuvas para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná. O modelo Cosmo do Inmet, para as próximas 24 horas, prevê chuvas para o extremo norte do Rio Grande do Sul, com precipitação entre 20 e 30 mm.

Santa Catarina deve receber os maiores acumulados e em todas áreas do estado, com precipitação de até 50 mm em algumas áreas. Já no Paraná, os volumes mais esperados são previstos para o leste do estado, com precipitação entre 20 e 30 mm. O modelo indica condição de chuvas para as demais áreas do estado, porém com volumes bem mais baixos. 

A tendência é que a chuva chegue ainda nesta quinta-feira no extremo sul de São Paulo e comece avançar para as demais áreas do estado nos próximos dias, chegando também para os demais estados do Sudeste brasileiro. A previsão mostra ainda que todo o Centro-Leste de São Paulo pode receber chuvas no final de semana. A tendência é de permanência de tempo seco para todo o oeste paulista. 

Em Minas Gerais, os volumes mais significativos devem levar certo alívio apenas para o produtor de café do extremo sul mineiro, com precipitação entre 20 e 30 mm. Já no Rio de Janeiro, a tendência é de chuva volumosa para todas as regiões. "É esse sistema que vai começar a organizar um canal de umidade junto com o corredor da Amazonas e as chuvas começam a chegar em forma de tempestade no final de semana no Centro-Oeste", explica o meteorologista.

A partir de domingo, dia 11, o modelo Cosmo já mostra a formação do corredor de umidade de maneira mais efetiva no Centro-Oeste. Até as 10h25 (horário de Brasília), o Cosmo indicava uma semana de bons volumes para o Centro-Oeste e também áreas de Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

Precipitação - 174 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Temperaturas devem cair com entrada do sistema 

De acordo com o meteorologista, a tendência é de um declínio nas temperaturas nos próximos dias no Brasil Central. "Com o avanço da frente, as máximas já caem no Sudeste. O Centro-Oeste ainda fica com as temperaturas elevadas, mas com tendência de diminuição no final de semana", afirma. 

Para as próximas 24 horas, o modelo de previsão de temperatura, indica máximas entre 36 e 38 graus para São Paulo e até picos de 40 graus para áreas de Minas Gerais. 

No Centro-Oeste, todos os estados continuam com previsão entre 38 e 40 graus e com umidade relativa do ar baixa nas próximas 24 horas. Já no sábado, as temperaturas para o Sudeste devem ficar entre 28 e 32 graus. O modelo também já indica um declínio para o Centro-Oeste, com máxima de 36 graus no dia 10.

A frente também deve amenizar as condições do Paraná, que vem registrando temperaturas acima dos 38 graus nos últimos dias. Segundo o Cosmo, com a passagem da frente fria, a tendência é de máxima entre 24 e 30 graus no próximo sábado.

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

Temperaturas - Inmet - 0810
Fonte: Inmet 

Pedras de granizo nos municípios de Itaiópolis e Papanduva em Santa Catarina 07-10-2020. Envio de Paulo Marcelo
Pedras de granizo nos municípios de Itaiópolis e Papanduva em Santa Catarina 07-10-2020. Envio de Paulo Marcelo​

Safra 20/21 Cafelandia/PR foto de Alvaro Busetti
Safra 20/21 Cafelandia/PR foto de Alvaro Busetti​

Alfredo Wagne/SC Foto de Mauro Demarchi
Alfredo Wagne/SC Foto de Mauro Demarchi​

Pedras de granizo nos municípios de Itaiópolis e Papanduva em Santa Catarina 07-10-2020. Envio de Paulo Marcelo
Pedras de granizo nos municípios de Itaiópolis e Papanduva em Santa Catarina 07-10-2020. Envio de Paulo Marcelo​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário