HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet mantém alerta laranja para tempestade no Paraná, Centro-Oeste e áreas do Matopiba

Publicado em 18/11/2020 09:47 e atualizado em 18/11/2020 11:16
Quarta-feira (18) começou com chuvas e tendência é de aumento dos volumes e avanço do sistema nas próximas 24 horas

LOGO nalogo

A quarta-feira (18) amanheceu com chuvas em boa parte do Paraná, leste de Santa Catarina e áreas do Mato Grosso do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência para as próximas 24 horas é de continuidade das chuvas e de avanço dos sistemas para outras áreas do Brasil. 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a chuva é resultado de uma rápida frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul e agora está em atuação nos outros dois estados da região. No Paraná, até as 10h30 (horário de Brasília), as estações meteorológicas do Inmet registravam acumulados acima de 20 mm.

>>> Molion descarta La Niña, fala de restabelecimento das chuvas no final de novembro e alerta para veranicos entre jan e fev

"As imagens mostram que já está chovendo, reflexo dessa frente e vamos poder observar condição de chuvas em várias outras partes do país nos próximos dias. Exceção para o Rio Grande do Sul, onde o sistema passou rápido e a tendência agora é de massa de ar seco e temperaturas mais amenas", afirma a meteorologista. 

Falando em volumes, para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet indica precipitação entre 40 e 60 mm para a região central do Paraná e chuvas entre 20 e 30 mm nas demais áreas do estado. Os volumes previstos para o Mato Grosso do Sul também chamam atenção. De acordo com o Inmet, todo o estado deve receber chuvas significativas, com destaque para o centro-sul onde os volumes podem ficar entre 40 e 60 mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas: 

Chuvas Centro 24 horas

A tendência é de chuvas intensas nos dois estados e o Inmet mantém o alerta laranja para o centro-sul do Mato Grosso do sul e toda área do Paraná, válido até as 23h desta quarta-feira. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o comunicado. 

O modelo mostra também o avanço do sistema para São Paulo, com precipitação entre 20 e 40 mm, com destaque para o oeste do estado que deve receber os maiores volumes. Ainda no Sudeste, o modelo também mostra chance de chuvas para o sul de Minas Gerais - entre 20 e 30 mm, além de previsão de precipitação semelhante para áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

O Cosmo também sinaliza chuva para as demais áreas do Centro-Oeste, mostrando a umidade do Amazonas que começa a chegar com mais força na região. No Mato Grosso, apesar do modelo indicar chuva para todo o estado, os maiores volumes são esperados para a área norte, com precipitação de até 30 mm. Também há condição de chuvas para Goiás, porém com volumes mais baixos. 

O Inmet emitiu alerta laranja de tempestade válido também para o Mato Grosso e Tocantins. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma. 

A umidade também volta com mais abrangência para os estados do Matopiba. Durante esta quarta-feira (18), há previsão de chuvas para os quatro estados, com precipitação entre 20 e 30 mm em toda área. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Municipio de Sidrolandia/MS Foto: Miguel
Municipio de Sidrolandia/MS Foto: Miguel​

Lucas Biasi, do nosso departamento de Pecuária, encerrando mais um dia de trabalho
Lucas Biasi, do nosso departamento de Pecuária, encerrando mais um dia de trabalho​

Água Santa/RS Foto: Alexandro Rodigheri
Água Santa/RS Foto: Alexandro Rodigheri​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário