HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Inmet alerta para tempestades e quedas de granizo nesta 3ª feira no centro-sul do Brasil

Publicado em 01/12/2020 10:25 e atualizado em 01/12/2020 11:21 4025 exibições
Tendência é de um aumento nas chuvas em toda área nos próximos dias

LOGO nalogo

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o primeiro dia de dezembro será marcada com muitas em áreas do centro-sul do Brasil. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a frente fria que estava em atuação no sul do país avança pelo Oceano para outras áreas e um sistema de baixa pressão ajuda na instabilidade e formação de nuvens carregadas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais. 

Devido às altas temperaturas dos últimos dias e o calor intenso previsto para as próximas 24 horas, Heráclio destaca que há chances de queda de granizo e rajadas de ventos para todas áreas. "As temperaturas estão previstas entre 36 e 37 graus em toda a área, o que aumenta bastante as chances de quedas de granizo e chuva forte", afirma o meteorologista. 

O Inmet emitiu alerta laranja para o Mato Grosso do Sul e amarelo para tempestade em toda a região sul do Brasil, São Paulo e áreas de Minas Gerais nesta terça-feira (1º). De acordo com o aviso, o norte do Rio Grande do Sul, todo estado de Santa Catarina e Paraná podem receber tempestades até às 23h desta terça. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma o comunicado. 

Veja o mapa de alerta divulgado pelo Inmet: 

Alerta MS - Inmet - 0112 Alerta Inmet - 0112
Fonte: Inmet 

 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza os maiores volumes no Paraná, com precipitação entre 20 e 40 mm nas próximas 24 horas. A tendência é que o sistema continue avançando para o norte do país, aumentando as precipitações para o sul de Minas Gerais a partir de quarta-feira, dia 2. Segundo as previsões da Climatempo, uma massa de ar seco ainda predomina sobre Goiás, Distrito Federal, leste de Mato Grosso, sobre o norte de Minas e o Espírito Santo e também sobre parte do interior do Nordeste do Brasil. 

"A partir do dia 3 (quinta-feira) os modelos indicam a formação de um corredor de umidade mais abrangente, com intensificação das chuvas em todo o centro-sul e com previsão de avanço para o Centro-Oeste no próximos dias", afirma o meteorologista. 

Para quinta-feira (3), o modelo do Inmet segue apontando chuvas para a região sul do Brasil, com destaque para o Paraná que devem receber os maiores volumes, com até 125 mm. Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar até 60 mm em algumas áreas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0112
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta terça-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também segue indicando chuvas para toda a região sul do Brasil, com previsão de precipitação entre 50 e 90 mm. A atualização trouxe ainda que no período entre 1º e 9 de dezembro, toda a região Centra deve voltar a receber chuvas de forma mais abrangentes. Os maiores volumes, no entanto, são esperados para áreas de Minas Gerais e Goiás, com precipitação de até 100 mm. 

Já para o período entre 9 e 17 de dezembro, o NOAA sinaliza uma redução nas chuvas no Rio Grande do Sul e a permanência de acumulados áreas de Santa Catarina e Paraná. Neste período, a tendência também é de chuvas mais expressivas para o Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso do Sul e Goiás que devem receber os maiores volumes. O NOOA também mostra o retorno das chuvas para áreas do Matopiba. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0112
Fonte: Inmet 


 

Últimas 24 horas

De acordo com dados coletados nas estações do Inmet, nas últimas 24 horas foram registradas chuvas mais expressivas apenas em áreas do Paraná e Santa Catarina. 

O mapa mostra chuvas entre 15 e 25 mm para o Paraná. Os mesmos volumes foram registrados no oeste de Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Últimas 24 horas - Inmet - 0112
Fonte: Inmet 

Rio Verde-GO Foto: Alex Zamonaro
Rio Verde-GO Foto: Alex Zamonaro

Soja BMX lança 58i60 RSF Ipro,Sitio São Benedito, Itaberá SP
Soja BMX lança 58i60 RSF Ipro,Sitio São Benedito, Itaberá SP

Rio Verde-GO Foto: Alex Zamonaro
Rio Verde-GO Foto: Alex Zamonaro

Rio Verde-GO Foto: Alex Zamonaro
Rio Verde-GO Foto: Alex Zamonaro

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário