HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tempo: Brasil tem previsão de chuvas fortes e granizo de norte a sul nesta 3ª

Publicado em 26/01/2021 10:41 e atualizado em 26/01/2021 13:52
Segundo Inmet, mesmo as áreas com atuação do vórtice ciclônico podem ter tempestade nas próximas 24 horas

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam uma terça-feira (26) com chuvas em quase todo o Brasil. De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o dia terá condições típicas de verão com fortes temporais no período da tarde. 

"As áreas de instabilidade estão fortes e a previsão é de chuvas intensas de norte a sul", afirma a especialista. Os modelos mostram ainda que as altas temperaturas e o ar abafado favorecem a formação de nuvens carregadas e com chance de granizo em várias áreas do país. 

Naiane destaca que o vórtice ciclônico segue em atuação em áreas de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, mas que as "bordas" do sistema podem favorecer chuvas fortes em pontos isolados de toda área, sobretudo no oeste da Bahia. 

>>> Chuvas muito acima da média em São João/PR causam prejuízos nas lavouras de soja, milho e feijão

Imagens de satélite do Inmet mostram áreas de instabilidade no Brasil nesta manhã: 

Imagens de satélite - Inmet - 2601
Fonte: Inmet 

 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê as maiores precipitações para o sul do Brasil, conforma já indicavam as previsões. Segundo a meteorologista, um sistema em atuação na Argentina já começava a chegar pelo oeste gaúcho nesta manhã e a o estado pode ter chuvas acima dos 70 mm nas próximas 24 horas. 

A tendência é que a chuva ganhe força no sul do Brasil nas próximas 36 horas, com aumento dos volumes e também com avanço da umidade para Santa Catarina e Paraná. "O sul do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina, o centro, oeste e sul do Paraná ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos por vezes fortes", complementa a previsão da Climatempo. 

Para as demais áreas do Brasil, o modelo ilustra condição em todo o Centro-Oeste, Ccom destaque para o norte do Mato Grosso que pode ter chuvas entre 20 e 30 mm nesta terça-feira. Também há previsão de chuvas para o Matopiba, com destaque para Tocantins e Maranhão que onde os acumulados podem ser mais expressivos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2601
Fonte: Inmet 

 

O modelo GFS, da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) segue indicando para chuvas volumosas na parte sul do Brasil nos próximos sete dias. Segundo o NOAA, as precipitações podem ultrapassar os 125 mm entre o dia 26 de janeiro e 3 de fevereiro. 

Para as demais áreas do país, o modelo americano mantém a previsão de chuvas em áreas do Centro-Oeste, com precipitação entre 50 e 70 mm, além de manter os volumes mais baixos para Minas Gerais e todo o Nordeste do país. 

Entre o período entre 3 e 11 de fevereiro, a tendência é de um aumento de volumes no Centro-Oeste e retorno da precipitação no Sudeste do Brasil, com acumulado entre 70 e 80 mm no período. O modelo mostra ainda o avanço da umidade para o Matopiba, com volumes entre 40 e 50 mm.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 2601
Fonte: Inmet 

Foto: Eng.agronomo Michael Soares
Foto: Eng.agronomo Michael Soares

Café irrigado por gotejamento subterrâneo em Monte Santo de Minas - MG Foto: @richellemarcilli
Café irrigado por gotejamento subterrâneo
em Monte Santo de Minas - MG Foto: @richellemarcilli

Arco íris em Alto Paraguaçu-Itaiopolis-SC Fotos de Paulo Marcelo Adamek
Arco íris em Alto Paraguaçu-Itaiopolis-SC Fotos de Paulo Marcelo Adamek

Soja safrinha Horizontina/RS Foto:Técnico agrícola Gustavo Perin
Soja safrinha Horizontina/RS Foto:Técnico agrícola Gustavo Perin

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário