HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia em alerta vermelho para chuvas fortes nesta segunda-feira (8)

Publicado em 08/02/2021 10:30
ZCAS segue favorecendo formação de nuvens, com destaque para MG que deve receber os maiores volumes

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as próximas 24 horas serão marcadas por muita chuva entre Minas Gerais, Espírito Santo, sul da Bahia e Rio de Janeiro. 

Segundo Olívio Bahia, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue em atuação na região e favorece a formação de nuvens carregadas em toda área. "Em Belo Horizonte, por exemplo, já choveu 21% do esperado para o mês e o estado de alerta pra chuvas intensas segue nessas áreas", afirma o especialista. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas acima dos 70 mm no centro-leste mineiro, enquanto as demais áreas do estado podem receber chuvas entre 20 e 30 mm. No Rio de Janeiro as chuvas também podem ultrapassar os 70 mm, enquanto no Espírito Santo a previsão é de precipitação entre 20 mm e 30 mm. 

"O Inmet emitiu alerta vermelho para chuvas intensas válido para o centro-norte do Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, válido pelas próximas 24 horas. "Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", afirma o comunicado oficial. 

Veja as áreas de alerta vermelho emitido pelo Inmet: 

Alerta Inmet - 0802
Fonte: Inmet 

 

A tendência é que ao longo desta segunda-feira (8) as chuvas avancem mais ao norte, aumentando assim, a partir de terça-feira (9), as precipitações no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e áreas da Bahia. Toda essa área deve receber chuvas entre 20 mm e 40 mm. 

Para as próximas 24 horas, também são esperadas chuvas para o centro-norte de Goiás - com precipitação entre 30 mm e 40 mm. Há ainda previsão de chuvas em áreas do Mato Grosso e do Matopiba, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

 

93 horas - Inmet - 0802
Fonte: Inmet 

 

Já na região centro-sul do país, a tendência é de permanência de tempo estável nos próximos dias, de acordo com o Inmet. Já o modelo GFS, da Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) sinaliza chuvas de até 60 mm nos três estados, durante os próximos sete dias. 

Já no período entre 16 e 24 de fevereiro, a atualização do modelo americano mostra um corte nas precipitações nos três estados da região sul do Brasil e também no Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo. A atualização mostra ainda a formação de uma nova ZCAS no período, com os maiores chuvas entre áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 0802
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário