HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Típico de verão: Brasil terá quarta-feira marcada por pancadas de chuvas em todas as áreas do país

Publicado em 11/02/2021 10:32
Altos níveis da atmosfera favorecem formação de nuvens carregadas e tendência é de chuvas no fim da tarde

LOGO nalogo

A quinta-feira (11) será marcada por muitas chuvas em todo o Brasil, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para várias áreas do país. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, os altos níveis da atmosfera favorecem a formação das chuvas no centro-norte do país, enquanto o sul do Brasil é influenciado por uma frente fria que passou rápido pela região. 

Para as principais áreas produtoras do país, o Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas para o centro-norte do Mato Grosso. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destacou a publicação. 

O mesmo alerta foi emitido para áreas do Matobiba. A tendência é de chuva intensa em todo o Tocantins e centro-do Maranhão. Já no Piauí e no oeste da Bahia, o alerta é amarelo e para acumulados de chuva. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação. 

No Sudeste, o alerta também é amarelo e de chuvas intensas, válido para todo o estado de Minas Gerais. O especialista explica que além dos ventos em altos níveis, o aquecimento diurno também favorece a formação de nuvens carregadas. "O dia vai ser típico de verão e a tendência é que as pancadas ocorram principalmente entre a tarde e a noite", complementa. 

Ainda no Sudeste, a previsão da Climatempo destaca que no extremo sul paulista e no litoral, a intensificação de áreas de instabilidade podem provocar chuva a qualquer hora do dia. "Com a umidade alta, o calor e a sensação de abafamento, muitas nuvens continuam se formando por todo o estado e as pancadas de chuva isoladas acontecem principalmente a partir da tarde forma moderada a forte com raios e ventos", diz a previsão. 

Já na região sul, a passagem de uma frente fria favoreceu o aumento de nuvens nos três estados, e segundo Mamedes, já chove de forma isolada desde o início desta quinta-feira (11). "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", diz o alerta do Inmet. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1102
Fonte: Inmet 

Fim de tarde na plantação de soja na região de Santa Rita do Trivelato (MT) - Ana Moraes
Fim de tarde na plantação de soja na região de Santa Rita do Trivelato (MT) - Ana Moraes

Lavoura de soja na Fazenda Campo Belo no município de Sidrolandia (MS) - Rodrigo Pita
Lavoura de soja na Fazenda Campo Belo no município de Sidrolandia (MS) - Rodrigo Pita

Imensidão verde da Fazenda Golin, Região da Coaceral, em Formosa do Rio Preto (BA) - Jando Golin
Imensidão verde da Fazenda Golin, Região da Coaceral, em Formosa do Rio Preto (BA) - Jando Golin

Monitoramento de percevejos no município de Querência (MT) - Luan Mauricio Andrade
Monitoramento de percevejos no município de Querência (MT) - Luan Mauricio Andrade
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário