HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA indica redução dos volumes de chuvas no Brasil Central e Matopiba a partir do dia 6

Publicado em 26/02/2021 09:28 e atualizado em 26/02/2021 13:25

LOGO nalogo

A atualização do modelo GFS, divulgada pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) nesta sexta-feira (26) prevê a redução dos volumes de chuva no Brasil Central e o retorno da umidade para a parte sul do Brasil a partir da primeira semana de março. 

Para os próximos dias, no entanto, o NOAA mantém a projeção de chuvas expressivas em todo o Brasil Central e no Matopiba, o que pode continuar comprometendo a colheita da soja em toda área. 

Entre os dias 26 de fevereiro e 6 de março, o modelo GFS prevê chuvas entre 100mm e 125mm no Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins. Também sinaliza o retorno das chuvas para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 80mm e 90mm. No oeste da Bahia, a tendência é de chuvas entre 70mm e 80mm no período. 

Já para a região Sudeste, a previsão é da permanência das chuvas em Minas Gerais, com precipitação entre 70mm e 80mm. Também mantém a condição de chuvas no Espírito Santo e volumes mais expressivos de chuvas em São Paulo, com previsão de acumulados entre 90mm e 100mm. 

Para a região Sul do Brasil, seguem previstos os maiores volumes de chuvas no Paraná e em Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul tem condição de chuvas apenas o centro-norte do estado. O extremo sul gaúcho deve continuar com tempo estável. 

Segundo a atualização, os volumes de chuvas tendem a diminuir no Centro-Oeste e no Matopiba a partir do próximo dia 6. O GFS mantém a condição de chuvas em toda área, mas com volumes entre 60mm e 70mm no período entre 6 e 14 de março. 

No Sudeste, a tendência também é da permanência das chuvas, inclusive com possibilidade de volumes mais expressivos para Minas Gerais no período. Em relação à região Sul, o modelo diminui os volumes previstos para Santa Catarina e Paraná - entre 60mm e 70mm, mas indica o retorno da umidade para o centro-sul do Rio Grande do Sul, porém ainda com volumes baixos de chuva. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 2602
Fonte: NOAA

 

Próximas 24 horas 

De acordo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (26) será marcada por mais um dia de chuvas volumosas no centro-norte do Brasil. A circulação de ventos favorece a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que tem como característico a formação de nuvens carregadas. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo, também do Inmet, tem previsão de precipitação entre 20mm e 30mm no Tocantins e Maranhão. Ainda no Matopiba, o leste do Piauí deve registrar os maiores volumes nas próximas 24 horas, enquanto o oeste da Bahia tem previsão de volumes mais baixos. 

No Centro-Oeste, seguem previstos chuvas com volumes entre 30mm e 40mm no Mato Grosso e em Goiás. Já no Sudeste, também são previstos acumulados de até 40mm para o centro-norte de São Paulo. O modelo mostra ainda condição de chuvas para Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, mas com volumes mais baixos. 

Veja o mapa com a previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2602
Fonte: Inmet 

Lindo por do sol em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos
Lindo por do sol em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos

Cafézinho direto da lavoura em São Pedro da União (MG) - Leticia Helena
Cafézinho direto da lavoura em São Pedro da União (MG) - Leticia Helena

A natureza mostrando sua beleza em Cruzália (SP) - Anderson Totti
A natureza mostrando sua beleza em Cruzália (SP) - Anderson Totti

Plantio de milho safrinha em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos
Plantio de milho safrinha em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos

Colheita da soja na propriedade do Humberto Totti Netto em Cruzália (SP) - Anderson Totti
Colheita da soja na propriedade do Humberto Totti Netto em Cruzália (SP) - Anderson Totti

Lavoura de soja no município de Bituruna (PR) - Orli Mota Jr
Lavoura de soja no município de Bituruna (PR) - Orli Mota Jr

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário