HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Próximos três dias com muita chuva na região Sul do Brasil; chuvas persistem no MT e Matopiba

Publicado em 03/03/2021 10:29 e atualizado em 03/03/2021 14:21
Aquecimento diurno e avanço da umidade favorece queda de granizo no Sul do BR

LOGO nalogo

Os próximos três dias serão de chuvas intensas para a região Sul do Brasil. De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera vai favorecer a formação de nuvens carregadas na região já nesta quarta-feira (3). 

"Hoje nós temos uma grande chance de tempestades intensas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. A condição de chuva deve se manter até sexta-feira (5), e a partir de sábado a tendência é de diminuição dos volumes, começando pelo Rio Grande do Sul", acrescenta. 

Falando em volumes, para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet tem previsão de precipitação de até 20mm no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. O modelo também aponta o retorno da umidade para as demais áreas, incluindo Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. 

"Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e fortes rajadas de vento no sul e leste de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, no leste do Paraná, inclusive em Curitiba, no centro-norte e sul do Estado de São Paulo", complementa a previsão da Climatempo. 

Entre a madrugada desta quarta e quinta-feira (4), as chuvas ficam ainda mais intensas, com aumento expressivo nos volumes de chuvas no norte do Rio Grande do Sul e avanço dos sistemas para os demais estados. "Devido ao aquecimento diurno e a chegada da umidade, toda área tem chance de queda de granizo nos próximos dias", acrescenta o meteorologista.

Para sexta-feira, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 60mm e 70mm em pontos dos três estados da região Sul do Brasil, e também para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 40mm. Ainda na sexta, as chuvas vão avançar de forma rápida para Santa Catarina e Paraná, diminuindo os volumes no Rio Grande do Sul de forma gradual, conforme as chuvas avançam para o Sudeste do Brasil.

Veja o mapa de previsão de precipitação para o sul do Brasil: 

Chuvas região Sul - Inmet - 0303
Fonte: Inmet 

Mato Grosso e Matopiba continuam com chuvas intensas nesta quarta-feira 

A previsão do Inmet mantém a condição de muita chuva para o Mato Groso e Matopiba nas próximas 24 horas. A colheita da soja está comprometida há mais de uma semana em toda área. Para o Mato Grosso, os acumulados podem chegar 60mm na região oeste do estado, enquanto as demais áreas têm previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. 

Já no Matopiba, continuam previstos os maiores acumulados no Maranhão e no Tocantins, com precipitação entre 30mm e 40mm. O modelo mantém a condição de chuvas para o Piauí, porém com volumes mais baixos. Apenas o oeste da Bahia deve ter tempo estável nesta quarta-feira. 

De acordo com as previsões da Climatempo, esta quarta-feira tem alerta para temporais no centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, no extremo oeste de São Paulo, no interior do Paraná e no centro-oeste de Santa Catarina e no norte de Mato Grosso. As demais áreas do Centro-Oeste ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos por vezes fortes.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0303
Fonte: Inmet 
 

Previsão estendida

A rodada do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA)indica mais sete dias de chuvas no Centro-Oeste e Matopiba, além de mostrar chuvas para o Sudeste e pontos das região sul. 

Em relação aos volumes, os maiores seguem previstos para áreas do Mato Grosso e Maranhão, com precipitação de até 100mm no período. Para as demais regiões, a previsão é de acumulados entre 60mm e 90mm. 

No período entre 11 e 19 de março, o NOAA sinaliza a diminuição dos volumes nas chuvas em boa parte do Centro-Oeste e aumento da precipitação no Sudeste do Brasil e retorno de chuvas mais expressivas para no extremo sul do Rio Grande do Sul. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 0303
Fonte: NOAA 

Aviários Strada no município de Rond Alta RS - Geber strada
Aviários Strada no município de Rond Alta RS - Geber strada

Colheita do milho no município de Carazinho RS - Rômulo Mattos
Colheita do milho no município de Carazinho RS - Rômulo Mattos

Horizonte lindo e a sensação de mais um dia vencido em Santa Rita do Trivelato MT - Ironir Santos
Horizonte lindo e a sensação de mais um dia vencido em Santa Rita do Trivelato MT - Ironir Santos

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário