Clima nos EUA: Frio deve voltar nos próximos dias; verão pode ter chuvas irregulares

O Commodity Weather Group, instituto norte-americano de meteorologia, trouxe suas previsões atualizadas para o verão norte-americano e, de acordo com os possíveis cenários descritos em seu reporte, o mais provável apontam para chuvas dentro da normalidade na maior parte das regiões produtoras, com alguns pontos de volume abaixo da média e temperaturas ligeiramente acima do normal para esta época.
"A tendência é de condições de tempo ligeiramente mais seco para as regiões produtoras de milho mais a oeste do Meio-Oeste americano e para a soja, o que poderia representar riscos de algum quadro de estresse e/ou perdas. No entanto, uma mudança mais suave poderia limitar a gravidade", explicam os especialistas do CWG.

As imagens abaixo mostram as condições para junho, julho, agosto e setembro, na primeira linha para as chuvas e na segunda, para as temperaturas.
JUNHO
Para junho, as previsões do Commodity Weather Group sinalizam chuvas abaixo da média na maior parte das regiões produtoras do Corn Belt e temperaturas também acima do normal, principalmente para os estados mais a oeste dos EUA.

JULHO
Em julho, como mostra a imagem abaixo, as poucas chuvas deverão ser mais limitadas, com boa parte da região registrando precipitações dentro da normalidade, bem como acontece com as temperaturas.

AGOSTO
Em agosto, o tempo deve, mais uma vez, se mostrar mais seco e com precipitações abaixo da média para estados importantes como Iowa, Minnesota, partes de Illinois, as Dakotas. As temperaturas tendem a ficar dentro da média em boa parte do Corn Belt.

Mapas - Commodity Weather Group
CURTO E MÉDIO PRAZOS
O Drought Monitor (Monitor da Seca) atualizado nesta quinta-feira (29) que extensas áreas dos estados de Iowa, Wisconsin, Illinois, Indiana e Ohio estão sofrendo com uma "seca anormal" e a maior parte de Michigan passa seca moderada devido às chuvas limitadas que chegaram durante este período da primavera nos EUA.

Fonte: Drought Monitor
E para os próximos dias, os mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos Estados Unidos, mostra que as temperaturas começam a se elevar. "As temperaturas mais quentes por todo o país deverá auxiliar os solos a melhorarem suas condições, principalmente nas áreas onde houve muita chuva, e ajudar no processo de germinação nos campos recém plantados", explicam os analistas do portal norte-americano Farm Futures.
Para os próximos dias, algum alívio para a seca deverá ser observado. "Até o dia 3 de maio, outro sistema do Pacífico entrará no país. Prevê-se que esses sistemas climáticos espalhem cerca de 25,6 mm ou mais de precipitação nas planícies do sul, no vale do baixo a médio Mississippi, nos vales do Tennessee e Ohio, no sul dos Grandes Lagos e no nordeste. Volumes de 76,8 mm ou mais do Texas ao Arkansas e ao longo do rio Ohio", informaram os responsáveis pelo Drought Monitor.
O mapa abaixo mostra as chuvas esperadas para as próximas 72 horas nos Estados Unidos - entre 1 e 4 de maio - com os mairos volumes sendo esperados para o Texas, Louisiana e Arkansas.

"O cenário climático para as áreas de soja e milho nos Estados Unidos segue estável. Sabemos de problemas no lado oeste dos EUA, porém preocupações que recaem sobre as área de trigo de inverno, algodão e pastagens", explica Matheus Pereira, diretor da Pátria Agronegócios. "Hoje, acreditamos que o plantio de soja e milho segue acelerado, devendo trazer surpresas no relatório de segunda-feira", complementa.
Na previsão para cinco dias - de 1 a 6 de maio - as condições são semelhantes, com as chuvas podendo subir um pouco mais e chegar a partes do Tenessee e do Kentucky.

Fonte: NOAA
Os mapas atualizados do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, mostram que de 5 a 9 de maio partes mais a nordeste e leste deverão voltar a registrar temperaturas abaixo da média, em estados como Illinois, Iowa, Indiana, Missouri, Wisconsin, Ohio e Minnesotta.

Do mesmo modo, as chuvas mais a oeste deverão se mostrar abaixo da média, como mostra a imagem abaixo, e dentro da normalidade nas áreas marcadas em marrom e cinza, também entre os dias 5 e 9 de maio.

Fonte: NOAA
0 comentário
Colheita do café ganha trégua com tempo firme, mas frio volta ao Sudeste no fim da semana
Tempo firme favorece o campo, mas baixa umidade acende alerta no Centro-Oeste
Calor e baixa umidade preocupam produtores no Tocantins; chuva segue concentrada no Norte da Amazônia
Chuvas diminuem no litoral e calor segue intenso sobre o Matopiba e interior do Nordeste
Colheita no Sul deve enfrentar nova semana de chuva antes da volta das geadas
Frente fria mantém temporais no Sul, enquanto bloqueio atmosférico segura avanço das chuvas pelo Brasil