HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

De norte a sul: Previsão indica chuva e alívio em grande parte das áreas de produção agrícola nos próximos dias

Publicado em 20/05/2021 10:19 e atualizado em 20/05/2021 15:45
Se confirmadas, chuvas beneficiarão milho safrinha, cana-de-açúcar, laranja e até para o café

LOGO nalogo

A entrada de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil vai mudar as condições do tempo em várias regiões do país nos próximos dias. "A previsão para os próximos 7 dias mostra que a chuva deve cruzar o país desde o Rio Grande do Sul até Rondônia, atingindo Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Goiás. Volta a chover também na região do triângulo mineiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina", afirma a previsão da Climatempo. 

As previsões da consultoria são semelhantes as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê a entrada do sistema no Sul do Brasil a partir desta sexta-feira (20). O modelo Cosmo, também do Inmet, mostra que nas próximas 24 horas a frente vai entrar pelo oeste do Rio Grande do Sul, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm.

Veja o mapa de previsão precipitação nos próximos dias: 

93 horas - Inmet - 200521
Fonte: Inmet 

 

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, a tendência é que amanhã a noite a chuva chegue também para o Paraná. Caso confirmadas, as chuvas levam alívio para o produtor que fez o plantio tardio do milho safrinha em 2021. As perdas nas mais diversas áreas do estado já são expressivas. 

Também de acordo com o Cosmo, o corredor de umidade deve ser formado a partir domingo, dia 23, quando indica condição de chuvas também no Mato Grosso do Sul, centro-sul Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. "Em Mato Grosso e Rondônia, os valores de chuva podem acumular entre 20 e 30mm. A chuva irá favorecer o algodão que foi plantado em um período mais tardio", complementa a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação da Climatempo:

Climatempo - 200521

O alívio deve chegar também para o produtor de cana-de-açúcar, laranja e café nos próximos dias, caso as previsões da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também se confirmem. De acordo com o modelo de previsão estendida, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais têm previsão de precipitação entre 40mm e 50mm nos próximos sete dias. 

Já no período entre 29 de maio e 5 de junho, o NOAA prevê uma nova rodada de chuvas no Sul do país, com destaque para Santa Catarina e Paraná que devem receber os maiores volumes, com precipitação entre 70mm e 90mm no período. O modelo mostra ainda a chance de chuvas para áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 200521
Fonte: NOAA 

Leia Mais:

+ Atraso e estiagem podem já ter tirado quase metade da produção de milho em Nova Xavantina/MT

+ Goiás enfrenta período de seca e safrinha de milho já perdeu, pelo menos, 20% da produção

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário