EUA tem final de semana bastante chuvoso e previsões de mais precipitações para os próximos dias

Publicado em 24/05/2021 13:53 e atualizado em 24/05/2021 17:13

LOGO nalogo

O clima nos Estados Unidos seguem trazendo condições bastante favoráveis para a safra 2021/22, que continua registrando um ritmo recorde de plantio e bom desenvolvimento neste primeiro estágio das lavouras de soja, milho, trigo de primavera e algodão. O final de semana foi de boas chuvas para as principais regiões produtoras  e os mapas para os próximos dias seguem indicando volumes consideráveis de precipitações que deverão chegar a todo o Corn Belt. 

O mapa abaixo, do Commodity Weather Group, mostra as chuvas das últimas 72 horas, as quais chegaram a marcar, pontualmente, até 134,4 mm em partes das áreas produtoras de soja e milho do Delta e do Cinturão. Em média, as chuvas foram de 6,4 a 32 mm. Choveu ainda nas Planícies do centro e do Sul dos EUA, favorecendo os recém plantados campos de milho. 

Mapas CWG - Clima nos EUA

"As chuvas do final de semana se estenderam dos Grandes Lagos ao sudoeste do Meio-Oeste americano. Elas deverão chegar novamente na noite de hoje e nesta terça-feira. Mas, o Meio-Oeste deverá ficar ainda mais úmido entre quinta e sexta-feira", explica o Commodity Weather Group. 

Para os próximos dias, o CWG destaca que as precipitações deverão ficar mais limitadas na região noroeste, enquanto o vale do Tennessee deverá receber boas chuvas, favorecendo tanto a soja, quanto o milho. No sul do Delta. o padrão deverá ser de tempo mais seco, aliviando o quadro que vinha preocupando para alguns pontos com o excesso de umidade. 

Os mapas da sequência mostram as condições de chuvas acima da média em regiões pontuais nos próximos dias - com períodos entre 1 e 5 dias, 6 a 10 e 11 a 15 - na segunda linha. Na primeira, as previsões das temperaturas, que deverão seguir dentro da normalidade na maior parte das áreas produtoras. 

Mapas CWG - Clima nos EUA

Na atualização desta segunda-feira (24) feita pelo NOAA para a previsão dos próximos cinco dias é possível ver os elevados acumulados esperados para estados-chave como Illinois, Iowa, Minnesota, Indiana, Wisconsin, Minnesota e Ohio - regiões em azul e roxo. 

CHuvas nos EUA 5 dias

Para os próximos sete dias, as condiçõe esperadas são semelhantes, com volumes ainda mais expressivos sendo esperados para o Kansas, Nebraska, Iowa e noroeste do Missouri - áreas coloridas no centro do mapa em roxo e vermelho. 

Chuvas nos EUA 7 dias

"O mercado está retirando os prêmios de risco sobre as cotações. Os volumes (de chuvas) bons nos últimos dez dias e previsões de mais chuvas paras as principais regiões produtoras de algodão, milho, soja e trigo pesam sobre os preços", explica a Agrinvest Commodities. 

Chuvas nos EUA - Fonte: Agrinvest

Fonte: Agrinvest Commodities

"Os modelos mostram bons volumes de chuvas e temperaturas mais altas a partir da próxima semana", completa a consultoria.

Temperaturas nos EUA

Temperaturas nos EUA

A Agrinvest pontua ainda a importante recomposição do estoque de água nos solos do leste do cinturão e também as boas chuvas que são esperadas para o oeste e para as planícies. 

No mapa um pouco mais alongado do Commodity Weather Group - de 8 a 22 de junho - é possível ver que as previsões indicam temperaturas dentro da normalidade em quase todo Corn Belt, enquanto as chuvas podem ficar abaixo da média em algumas regiões do centro do país, nas regiões coloridas em marrom. 

Mapas CWG - Clima nos EUA

Neste período, "as chuvas deverão ser mais limitadas para as áreas de soja e milho no oeste, porém, sem grandes problemas que podem ser causados pelo calor", complementam os especialistas do CWG. 

As atuais chuvas e as ques estão sendo esperadas para os próximos dias trazem muito alívio aos produtores norte-americanos que passaram pelo 16º abril mais seco em 149 anos, de acordo com a entrevista dado pelo climatologista do estado de Iowa, Justin Glisan, ao portal Successful Farming. 

Segundo ele, o padrão que mantinha as chuvas típicas do início da primavera ainda distantes das áreas produtoras mudou na última semana, permitindo que as precipitações se espalhem de forma mais meridional, alcançando um território mais amplo na produção de grãos. 

"Parece mais quente e úmido à medida em que avançamos da última parte de maio até junho", explica Glisan. 

O plantio nos EUA já se encaminha para a fase final, tanto para a soja quanto para o milho, o ritmo segue acelerado entre os trabalhos de campo e boa parte dos campos já germinou. No entanto, as recentes chuvas trazem alívio, mas não resolvem os problemas de algumas regiões específicas que sofreram muito com a seca severa. 

"Embora grande parte de Iowa tenha recebido chuvas na semana passada, não foi o suficiente para melhorar as condições de seca generalizada. A segunda quinzena de maio está projetada para ser mais quente e úmida, e precisamos ver chuvas consistentes nos próximos meses", disse Mike Naig, secretário de Agricultura do estado ao Successful Farming.

Enquanto isso, em Illinois, alguns produtores registram atraso no plantio - embora o estado já tenha mais de 80% do plantio concluído, bem acima da média dos últimos cinco anos - em função do excesso de umidade. 

O novo boletim semanal de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) será divulgado nesta segunda-feira, às 17h (horário de Brasília), com dados atualizados sobre o plantio e a germinação das lavouras. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário