HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com mais chuva prevista para o final de semana, Rio Grande do Sul pode fechar junho com acumulados acima da média

Publicado em 16/06/2021 11:08
Com a chegada do inverno, chance de chuvas no Brasil Central são ainda mais baixas

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o último final de semana do outono será marcado por chuvas expressivas na região Sul do Brasil. Faltando mais de 10 dias para o fim do mês, os acumulados de chuva no Rio Grande do Sul já se aproximam da média esperada para a climatologia. 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a partir de sábado (19) um sistema frontal e um sistema de baixa pressão no Uruguai vai favorecer a formação de nuvens carregadas no Rio Grande do Sul. "Até o momento a gente percebe que a característica desse sistema é que ele vai passar rápido, mas com volumes tanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina", afirma Andrea. 

Em relação à precipitação, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 30mm em boa parte do Rio Grande do Sul e em todas as áreas de Santa Catarina. No Paraná, a tendência é de chuvas mais expressivas apenas para o extremo sul do estado. Já com as características do inverno, o sistema não deve ter força para avançar para a região central do Brasil, que permanece com a condição de tempo seco nos próximos dias. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 

174 horas - Inmet - 160621
Fonte: Inmet 

 

Se confirmadas, as chuvas do final de semana podem ultrapassar o acumulado esperado pela região. Segundo a especialista, para o Rio Grande do Sul a tendência é de acumulado de 125mm no Rio Grande do Sul  O mapa de precipitação acumulada dos últimos 15 dias mostram que o estado já tem chuvas de 90mm em algumas áreas. O mesmo acontece com Santa Catarina, que tem acumulados entre 70mm e 90mm no período.

De acordo com os meteorologistas, o mês de junho, na fase de transição entre as estações, está sendo mais chuvoso principalmente no Rio Grande do Sul, após longo período de irregularidade. Além da chuva prevista para esse final de semana, o modelo Cosmo também prevê uma nova rodada de chuvas na região Sul a partir do dia 22.

Já em relação ao Paraná, os modelos mostram que o estado segue sofrendo com a irregularidade do sistema chuvoso, o que aumenta as preocupações com o abastecimento da bacia do Rio Paraná. Segundo o modelo do Inmet, nos últimos 15 dias, foram registradas chuvas apenas em áreas do leste e norte do estado, com precipitação entre 70mm e 90mm.

Veja o mapa de previsão de acumulado nos últimos 15 dias: 

Últimos 15 dias - Inmet - 160621
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário