HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas chegam nesta 6ª feira no Sul do Brasil: Inmet alerta para risco de ventania e granizo no fim de semana

Publicado em 18/06/2021 10:45 e atualizado em 18/06/2021 13:47
Segundo meteorologista, sistema passa rápido e sem força para subir para a região central

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a chegada de chuvas intensas no sul do Brasil a partir desta sexta-feira (18). Após uma semana de tempo estável, os modelos indicam que as áreas de instabilidade devem ganhar força nos três estados, com risco de queda de granizo e ventania em toda área, segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet. 

Segundo o especialista, para o Rio Grande do Sul são esperados os maiores volumes no centro-norte do estado, em Santa Catarina a tendência é de chuva intensa em todas as regiões e no Paraná a previsão de maiores acumulados no centro-sul. Os modelos mostram que a chuva vai ganhar intensidade nas próximas 26 horas, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nessas áreas. 

A condição de chuva deve permanecer na região Sul do Brasil durante todo o final de semana, e no domingo os volumes devem ficar ainda mais expressivos, com o leste de Santa Catarina podendo registrar volumes acima de 60mm.

"Com isso, temporais são esperados para quase todo o Paraná (exceto norte), todo o estado de Santa Catarina e para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul. A Climatempo alerta para chuva forte, raios e rajadas de vento de até 60 km/h", complementa a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação na região Sul do Brasil: 

Chuvas no Sul - 48 horas - Inmet - 180621
Fonte: Inmet 

Ainda de acordo com a previsão, devido à convergência de ventos causada pela baixa pressão, a maior parte da chuva se concentra no leste de Santa Catarina. As rajadas podem chegar perto de 80 km/h nas áreas costeiras. Os acumulados de chuva serão altos, da ordem de 100 milímetros, inclusive em Florianópolis. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.

Apesar da intensidade em que as chuvas chegam, o sistema não deve ter força para avançar para  região central do país. Segundo Mamedes, o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e áreas da Serra da Mantiqueira podem registrar chuvas, mas com volumes baixos e de forma irregular. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 180621
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) também mantém a previsão de chuvas apenas no sul do Brasil nos próximos sete dias. 

Entre os dias 18 e 26 de junho, o NOAA prevê volumes entre 50mm e 60mm nos três estados, sendo os maiores volumes esperados para Santa Catarina e Paraná no período. 

Já no período entre 26 de junho e 4 de julho, uma nova rodada de chuvas é prevista e mais uma vez apenas para o Sul do Brasil. De acordo com o modelo, a tendência é de chuva entre 50mm e 80mm entre o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida:  

NOAA - 180621
Fonte: NOAA 


Plantio de trigo por Amaruel Sonego em Catuipe-RS
Plantio de trigo por Amaruel Sonego em Catuipe-RS

Colheita de milho por M. Bueno em São Jerônimo da Serra
Colheita de milho por M. Bueno em São Jerônimo da Serra

Plantio de milho por Gabrielle Cantu em Terra Roxa-PR
Plantio de milho por Gabrielle Cantu em Terra Roxa-PR

Pé de acerola por José Antônio
Pé de acerola por José Antônio

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário