HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em quase todo o BR e mais um dia de geada no Centro-Sul

Publicado em 30/06/2021 10:58 e atualizado em 30/06/2021 13:23

Logotipo Notícias Agrícolas

O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de onda de frio válido para essa quarta-feira (30) em quase todo o Brasil. A massa de ar frio em atuação desde o início desta semana é considerada a mais intensa do ano até momento, derruba as temperaturas em todo o país e mantém ainda o risco de geadas em importantes áreas de produção agrícola na próxima madrugada. 

Veja as áreas com alerta laranja nesta quarta-feira (30): 

ALERTA LARANJA

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, todos os estados do sul do Brasil têm condição para geada na próxima madrugada. Os modelos indicam risco de intensidade entre moderada e forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

O avanço da massa, como já era previsto, também favorece o risco de geada em todas as regiões do Mato Grosso do Sul, São Paulo, chegando até o sul de Minas Gerais. De acordo com o meteorologista, em São Paulo e no sudoeste mineiro o risco é de geada entre fraca e moderada. 

"O sol vai aparecer forte por quase todo o Brasil, mas a presença do ar gelado vai manter a sensação de frio sobre o Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa com as áreas com risco de geada na próxima madrugada: 

AREA GEADA

 

De acordo com o mapa de previsão de temperatura do Inmet, as temperaturas mínimas não devem ultrapassar os 6 graus em toda a região Sul do Brasil, com destaque para o sul do Paraná onde as temperaturas podem ficar ainda mais baixas, entre 2 e 4 graus. 

No Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil a tendência é de mínimas entre 6 e 8 graus. O meteorologista destaca ainda a baixa inclusive no sul do Mato Grosso e de Goiás nas próximas horas. Em São Paulo, a tendência é de frio em todo o estado, com temperaturas entre 4ºC e 6ºC. As mesmas condições são esperadas para o sul de Minas Gerais. 

Mamedes afirma que a massa de ar frio deve seguir influenciando nas temperaturas até quinta-feira (1) em todo o Brasil. A partir de sexta a tendência é da elevação gradual em todas as áreas do país. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

93 horas - Inmet - 300621
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Muito dificil entender o mercado de futuros, atual e passado do milho. Com geadas agravando severamente as lavouras do sul do Brasil e algumas regiões do centro-oeste, as cotações da B3 despencam violentamente. Tá bom. Vamos esperar o tal de analista vir dizer que com a liberação das importações( não sei de onde? De Marte. talvez), a queda do dolar, o curintia perdeu, a vaca mugiu, enfim só nos resta fazer um "bolão" pra ver quem acerta a "justificativa" do analista de Bagé

    2