Chuvas voltam só na segunda quinzena do mês e colocam região Central em alerta para baixa umidade do ar

Publicado em 05/07/2021 10:47 e atualizado em 05/07/2021 15:02
Forte bloqueio atmosférico impede que novas frentes frias entrem pelo Sul do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantêm a projeção de uma semana muito seca, com chuvas apenas no extremo norte do Brasil e estado de atenção para baixa umidade relativa do ar na região Central do país. 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, após a passagem da intensa massa de ar frio a tendência para os próximos dias também é de temperaturas amenas em boa parte do país. "Para os próximos dias deve se manter o padrão de inverno, com essa massa de ar seco e com temperaturas mais baixas ao amanhecer", comenta. 

O Inmet emitiu alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar válido em vários pontos da região central até as 18h desta segunda-feira (5). "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial. 

Veja as áreas em alerta nesta segunda: 

Alerta amarelo baixa umidade do ar - Inmet - 05072021
Fonte: Inmet 

As previsões da Climatempo também destacam que durante as tardes a umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, com valores abaixo dos 30% em amplas áreas, e até abaixo de 20% em algumas áreas do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

"Nas áreas centrais do país, no interior do Sul e do Sudeste as temperaturas vão seguir altas para os padrões desta época do ano. Serão dias de grande amplitude térmica, com noites e madrugadas frias, mas com tardes quentes. A tendência é de uma quinzena seca e quente em muitas áreas do Brasil", complementa a consultoria.
 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

174 horas - Inmet - 05072021
Fonte: Inmet 


De acordo com a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta segunda-feira (5) pela Admisnitração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a condição de umidade deve retonar apenas na segunda quinzena de julho para o Brasil, e ainda assim com chance de chuva apenas para a região Sul do país. 

No período entre 13 e 21 de julho, o NOAA prevê chuva entre 70mm e 80mm no Rio Grande do Sul e no centro-leste de Santa Catarina e Paraná. As demais áreas do país continuam com a tendência de ar muito seco no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 05072021
Fonte: NOAA 


Sorgo quase no ponto de colheita em Santa Bárbara de Goiás, do produtor Wesley Cardoso
Sorgo quase no ponto de colheita em Santa Bárbara de Goiás, do produtor Wesley Cardoso

Plantação inicial de morangos em Itaiópolis-SC, por Paulo Marcelo
Plantação inicial de morangos em Itaiópolis-SC, por Paulo Marcelo

Inaciolandia-GO na colheita de cana-de-açúcar, por Rodrigo Vieira
Inaciolandia-GO na colheita de cana-de-açúcar, por Rodrigo Vieira

Final de tarde em Palotina PR, por Edmilson Zabott
Final de tarde em Palotina-PR, por Edmilson Zabott

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário