Inmet: Bloqueio atmosférico pode durar até 14 dias, inclusive para o Sul do Brasil

Publicado em 06/07/2021 10:45
Baixa umidade relativa do ar volta a deixar parte da área central em alerta nesta terça-feira (6)

Logotipo Notícias Agrícolas

A intensa massa de ar seco que impede o avanço da umidade para todas as regiões, pode seguir predominante em todo o país por mais, pelo menos, 12 dias. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o bloqueio tem como característica proporcionar poucas nuvens, céu azul e baixa umidade relativa do ar em boa parte do país. 

"Nós temos essa característica e como ele é uma condição também do inverno, sua atuação pode chegar a 14 dias e impedir o retorno das chuvas", afirma a meteorologista. O sistema de alta pressão, que proporciona essas condições deve se manter ativo também para o Sul do Brasil, região que tem como característica receber os maiores volumes de chuvas na estação. 

Mais uma vez a baixa umidade do ar deixa algumas áreas do país em estado de atenção nesta terça-feira (6). O Inmet emitiu alerta laranja válido até as 19h desta terça no centro-norte do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás e uma parte do oeste de São Paulo e Minas Gerais. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", explica a publicação oficial.

Veja as áreas em estado de alerta nesta terça-feira (6): 

Alerta laranja - Inmet - 06072021
Fonte: Inmet  

Já em relação às temperaturas, os modelos apontam que o amanhecer continuam frios no Sul e Sudeste do Brasil. De acordo com o modelo de previsão de temperatura do Inmet, a faixa leste do Brasil continuam com as temperaturas mais baixas. 

O mapa prevê mínimas entre 8 e 16 graus no Rio Grande do Sul, enquanto nas áreas de serra entre o estado gaúcho e Santa Catarina, assim como no extremo sul do Paraná, ainda há condição para geadas, com temperaturas mínimas entre 4 e 6 graus nessas áreas.

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

Temperatura - Inmet - 060721
Fonte: Inmet 

 

A previsão estendida para todo Brasil segue indicando o retorno da umidade para o Brasil apenas a partir do dia 14 de julho. Até lá, a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém a previsão de tempo muito seco em todo o Brasil, com chuvas apenas para o extremo norte do país. 

Entre os dias 14 e 22 de julho, o modelo mostra chuvas com precipitação entre 80mm e 100mm no Sul do Brasil, com destaque para Santa Catarina e Paraná que devem receber os maiores volumes. Já para as demais áreas do país, o modelo mantém a condição de tempo seco. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

NOAAA - 060721
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário